Central de Agendamentos registrou mais de 12 mil faltas de pacientes a consultas e exames em 2020

Serviço municipal realizou mais de 132 mil agendamentos no ano passado

Durante o ano de 2020, foram agendados 132.952 atendimentos pela Central de Agendamentos da Secretaria Municipal de Saúde, sendo 113.271 para consultas e exames e 19.681 para transporte sanitário. Dentro os atendimentos para consultas e exames, 91.098 foram para postos de saúde municipais, 12.293 para o Conisca e 9.880 para o AMEs e demais hospitais do Departamento Regional de Saúde de Campinas (DRS VII).

O que chama atenção é o alto número de faltas dos pacientes aos exames e consultas. Em 2020, houve 12.451 faltas consultas e exames agendados. A coordenação da Central de Agendamentos chama a atenção para o fato que as faltas comprometem a oferta de vagas para o município de Socorro.

A orientação é que, ao perceberem que não poderão comparecer à consulta, exame, ou utilizar o transporte, as pessoas cancelem seus agendamentos com antecedência para não comprometer a oferta de vagas e para que as mesmas possam ser realocadas para outros pacientes. Para cancelar agendamentos do Conisca, deve ser avisado com 48 horas úteis de antecedência.

Agendamentos para o AME devem ser cancelados com 72 horas úteis de antecedência. Caso o paciente falte a três agendamentos do AME, ele deverá reiniciar o seu tratamento em Socorro. Caso não consiga cancelar com tamanha antecedência, por motivo de doença, deverá ser apresentado atestado médico.

Já os cancelamentos para unidades municipais ou transporte, devem ser informados até a véspera do agendamento. O cancelamento deve ser feito presencialmente na Central de Agendamentos ou na unidade de saúde mais próxima, apresentando a guia do agendamento. Não é necessária a presença do paciente para realização do cancelamento.