Cidade de Socorro é selecionada no Programa InovaJuntos

A cidade de Socorro foi um dos dez novos municípios brasileiros selecionados no Programa InovaJuntos, criado pela Confederação Nacional de Municípios -CNM, em  parceria com o CES-Centro de Estudos Sociais de Coimbra, Cofinanciado pela União Europeia.

O projeto Inovajuntos – “Cooperação Urbana Triangular para a Inovação” tem como objetivo fortalecer e fomentar o desenvolvimento urbano integrado por meio de parcerias territoriais brasileiros, portugueses e latino-americanos.

A cooperação triangular busca a prosperidade e desenvolvimento econômico e social nós territórios participantes do projeto e para seus cidadãos, possibilitando assim, a inclusão social, a resiliência, a ecologizacão e governança urbana apoiados pela Inovação.

Almeja-se cooperar para que as cidades e os assentamentos humanos tornem-se inclusivos, seguros, resilientes, sustentáveis e inteligentes, promovendo também os ODs – Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS 11).

Liderado pela Secretaria de Turismo, Socorro recebeu o anúncio de sua classificação. Participaram deste evento a secretária de Turismo Ana Monteiro e a coordenadora de Projetos Fátima Fongaro, na cidade de Brasília. As colaboradoras da Secretaria de Turismo foram convocadas a participar da Missão Técnica com os municípios portugueses, no intuito de criar uma sinergia entre os municípios selecionados e a começar participar da metodologia de cooperação para inovação.

O projeto está organizado em quatro clusters temáticos, Desenvolvimento Econômico e Inovação, Desenvolvimento Regional e consórcios, Cidades verdes e mudanças climáticas, e Espaços inclusivos de inovação cultural e social.

Os clusters temáticos serão os ambientes nós qual a cooperação se desenvolverá, orientada também pelos quatros pilares estruturantes do projeto e temas transversais, como equidade de gênero, boa governança, sustentabilidade ambiental, Adoção da Agenda Urbana e dos ODS, participação cidadã e o diálogo com crianças e jovens.

Lembrando que o projeto tem como agente financiador a União Europeia, com as parcerias executoras a CNM e o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, com previsão de término em 30 de novembro de 2023.