Combate à violência doméstica contra mulheres é tema de reunião na Secretaria de Cidadania

Aconteceu na sexta-feira (12/01), na sede da Secretaria de Cidadania de Socorro, uma reunião de alinhamento de projetos assistenciais para fortalecer as políticas públicas voltadas às mulheres vítimas de violência doméstica para o ano de 2024. Participaram da reunião a Secretaria de Cidadania, Patrícia Toledo da Silva Pinto, a diretora Patrícia Araci Cáceres Baldo, a juíza Dra. Fernanda Yumi Furukawa Hata e a equipe do CREAS, Dolores França de Freitas, Odete Prado, Maíra Caroline dos Santos, Renata Angélica Prezotto Giovanni, André Genghini de Menezes.

A violência doméstica cometida contra mulheres ainda é, infelizmente, uma realidade em todo o país; e Socorro não é uma exceção. No segundo semestre de 2023, o CREAS , unidade ligada à Secretaria de Cidadania da Prefeitura de Socorro, acompanhou 25 vítimas de violência doméstica no município, oferecendo a elas um atendimento psicossocial especializado e o encaminhamento aos serviços públicos necessários.

Denuncie a violência contra a mulher

O primeiro passo é a denúncia, seja ela feita pela própria vítima ou então por vizinhos, amigos e parentes que sabem ou suspeitam que alguma agressão esteja ocorrendo. É importante destacar que a lei confere ampla e imediata proteção às vítimas, e que todas as denúncias e acompanhamentos são mantidos em segredo, sem expor ou colocar em risco o autor da denúncia e/ou a vítima. Outro ponto importante é saber que a violência física não é o único tipo de violência que pode ser cometida contra as mulheres; além dela, também são consideradas formas de violência: psicológica, sexual, patrimonial e moral.

E como denunciar? Os principais canais telefônicos de denúncia são o 180 (Central de Atendimento à Mulher) e, principalmente em situações de perigo imediato, o 190 (Polícia Militar). A Secretaria de Assistência Social orienta as vítimas a também entrarem em contato com o CREAS, seja ligando para o número (19) 3895-5503 ou indo pessoalmente à sua sede, localizada na Rua Barão de Ibitinga, 593- Centro – Socorro/SP – Horário de atendimento de segunda-feira a sexta-feira das 8h às 17h.

O CREAS sempre está de portas abertas para atender a mulher vítima de violência, mesmo se outros canais de denúncia já tenham sido utilizados. O atendimento do CREAS funciona da seguinte forma: ao receber a denúncia, a vítima será contatada, acolhida e atendida por uma equipe formada por duas assistentes social, um psicólogo e um orientador social, tudo é feito em sigilo absoluto.

A primeira etapa do atendimento é a escuta qualificada para entender a situação pela qual a vítima está passando; a partir desse entendimento, a equipe saberá qual o melhor caminho a ser seguido para garantir a proteção da vítima. Será iniciada então a articulação com uma rede de serviços públicos que inclui a Polícia Militar, a Polícia Civil, o Ministério Público e o Poder Judiciário.

Quando necessário, o CREAS também encaminha as vítimas aos diversos serviços de saúde públicos, como tratamento psicológico, consultas, exames e internação. O pior é sofrer em silêncio. Denuncie.