Comemoração dos 194 anos valoriza tradições e atrai grande público a Socorro

A Festa de Agosto vai além das celebrações de aniversário e de homenagem à padroeira da cidade. Aos 194 anos, Socorro se destaca como um município moderno, em constante busca pelo desenvolvimento sustentável, mas que não deixa suas tradições e forte cultura no campo de lado. Por isso, o mês de agosto é especial.

O dia 9 de agosto foi marcado pelo retorno do Desfile das Escolas Municipais, que envolveu mais de mil alunos de 27 escolas municipais, da creche ao ensino fundamental I, além da APAE. Milhares de pessoas assistiram ao evento nas ruas Campos Salles e Treze de Maio. Em seguida, o Ato Cívico na Praça da Matriz celebrou os 194 anos de fundação de Socorro e ainda homenageou e entregou instrumentos novos à centenária Corporação Musical Santa Cecília.

A programação, organizada pela Secretaria de Cultura da Prefeitura de Socorro contou com mais de 80 atrações que celebraram a cultura local. Apresentações artísticas de peso, como de Day e Lara, Karametade, João Bosco e Vinícius e da banda católica Vida Reluz, lotaram a Praça da Matriz.

A valorização das raízes também esteve presente com a Barraca das Bonecas, que vendeu 78 bonecas, contribuindo para ações sociais do Fundo Social de Solidariedade de Socorro.

A Praça do Fórum recebeu grande público no espaço da Festa do Morango, que contou com shows, concurso “Rainha do Morango” e “Prato de Morango”, além de muitas opções gastronômicas.

O prefeito Ricardo Lopes agradeceu a mobilização de toda a equipe envolvida no evento e a participação dos socorrenses que prestigiaram as festividades. “Quem esteve presente pôde ver que respeitamos as tradições e a história da nossa cidade. É muito satisfatório ver as famílias saindo de casa para prestigiar essa comemoração”, comenta.

Em 2023, a Festa de Agosto incorporou eventos paralelos que engrandeceram a comemoração. A programação recebeu os tradicionais Festival de Pipas, Passeio Ciclístico e Encontro de Bandas e Fanfarras; bem como o 2º Scooter Fest e o 1º Festival de Orquestras de Violeiros do Circuito das Águas Paulista. Todos receberam grande público de Socorro e região. No último dia de festa, a 5º Tratorada da Padroeira contou com cerca de 60 tratores.