Comitiva socorrense participa da abertura do Sala?o Paulista de Arte Nai?f em São Paulo

Foto: Iran Monteiro/MAS-SP

O Sala?o Paulista de Arte Nai?f iniciou sua primeira etapa no último sábado (26.06)  no MAS-SP, Museu de Arte Sacra de São Paulo, e chega ao nosso Museu Municipal Dr. João Baptista Gomes Ferraz”, no dia 27 de novembro.

Estava presente na abertura uma comitiva representando nossa cidade formada por Fernando Murilo Silva, Secretário da Cultura, representando o prefeito Ricardo Lopes, o vice-prefeito Henrique Cézar e a administração municipal; Mayara Nardes, coordenadora do nosso Museu, Angelo Adriano Correa, Presidente do ComupC, Conselho Municipal de Políticas Culturais, e Jarine Sass, representante do núcleo de Artes Plásticas dentro do ComupC.

Realizado pela Totem, empresa da nossa cidade, de Marinilda e Bruno Boulay  ao lado da Barthô Naïf e Ci Arte e Cultura, o Salão Paulista de Arte Naïf vem compor a narrativa visual da criatividade da arte nai?f paulista, que e? ta?o mu?ltipla quanto o nu?mero de artistas nascidos, ou residentes no Estado de Sa?o Paulo, entre eles temos um importante número de artistas socorrenses participando: Elsa Farias, Erci, Indio da Cruz, Rosângela Politano, Sebastião F. Valente, Vânia Cardoso e Zé (José Benedito Ferreira).

O Museu de Arte Sacra de Sa?o Paulo, onde a exposição está atualmente, é um dos mais importantes monumentos da arquitetura colonial paulista, cujo acervo constitui um inestima?vel patrimo?nio tombado desde 1969 pelo IPHAN, numa cidade multicultural e maior vitrine da Ame?rica Latina, que é São Paulo.

Nesta edic?a?o o Sala?o Paulista de Arte Nai?f homenageia o artista Jose? Antonio da Silva, um dos i?cones da histo?ria da arte nai?f brasileira, e reu?ne mais de 190 obras de artistas de 39 cidades do Estado de Sa?o Paulo, Compo?em tambe?m o recorte da curadoria, realizada por Marinilda Boulay, Ode?cio Visintin Rossafa Garcia e Paco de Assis, convidados, tal qual Graciete Ferreira Borges, a u?ltima companheira de Silva. Temos na mostra i?cones da arte nai?f paulista como Agostinho de Freitas, Altamira Borges, Carmela Pereira, Ca?ssio M’Boy, Djanira, Maria Auxiliadora, Neuton Andrade, Ranchinho, Raquel Trindade, Tavares, e o grande homenageado Jose? Antonio da Silva.

Sa?o apresentados trabalhos em diferentes te?cnicas e suportes como pintura, colagem, desenho, aquarela, gravura, escultura, entalhe, bordado, costura, e modelagem. Sabendo-se que as obras apresentadas no Museu de Arte Sacra na?o sa?o as mesmas que va?o compor a segunda etapa do Sala?o em Socorro-SP.

Do homenageado Jose? Antonio da Silva, e? apresentada uma Via Sacra (1967 Igreja Nossa Senhora Ma?e dos Pobres do Butanta?, que pertence ao MAS-SP, estabelecendo assim um dia?logo conceitual e material com obras do acervo da instituic?a?o, a? qual pertencem outras pec?as que integram da mesma forma a mostra, como as esculturas de Dito Pituba, do Vale do Parai?ba do se?culo XIX: as «Paulistinhas » em barro cozido, e as esculpidas pelos africanos e descendentes no mesmo peri?odo em no? de pinho, que pavimentam o aparecimento de uma arte nai?f paulista.

Passado e presente entreolham-se, e ao mesmo tempo que o Sala?o Paulista de Arte Nai?f, nos proporciona um amplo espac?o de experimentac?a?o e de fruic?a?o da arte nai?f produzida no Estado, ele trac?a a sua histo?ria.

Exposição: “Salão Paulista de Arte Naïf
Curadoria: Marinilda Boulay, Odécio Visintin Rossafa Garcia e Paco de Assis
Duração: de 26 de junho à 29 de agosto de 2021
Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo || MAS/SP