O auditório “Benedito Gilmar Pinto”, no Centro Administrativo da Prefeitura de Socorro, recebeu, nessa sexta-feira (03/03), a 3ª Conferência Municipal de Saúde do município. O encontro foi realizado pela Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Socorro e pelo Conselho Municipal de Saúde – COMUSA.
Com o tema “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia – amanhã vai ser outro dia”, a conferência abriu espaço para a construção de políticas de saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) na cidade. Para estender a participação popular, ao longo do mês de fevereiro, ocorreram mini conferências, sediadas nas unidades de saúde da cidade. As prioridades dos bairros foram apresentadas e debatidas durante o evento.
O prefeito Ricardo Lopes afirmou que a Conferência de Saúde trata de propostas pelo bem-estar dos munícipes. “É para isso que estamos aqui, para ouvir e considerar cada reivindicação. Devemos ter em mente que garantir direitos e defender o SUS é uma obrigação de todos”, comenta.
A secretária de Saúde, Elisângela Marciela Lopes, destacou a relevância de todos os serviços oferecidos pela Prefeitura. “Hoje, a saúde em Socorro é descentralizada e multidisciplinar, permitindo a população receba atendimento gratuito e de qualidade”.
Na sequência, foram formados grupos de trabalho, que apontaram dificuldades e possíveis soluções para a saúde do município. Os resultados foram apresentados em plenária.
Após a conferência, as propostas, debatidas e sistematizadas, serão incorporadas ao Plano Municipal de Saúde. Entre abril e maio, será realizada a etapa estadual da conferência. De 2 a 5 de julho deste ano, a 17ª Conferência Nacional de Saúde, organizada pelo Ministério da Saúde e pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), traça diretrizes para a melhoria da saúde pública no Brasil para os próximos anos.