Congada de São Benedito e Divino Espírito Santo de Socorro apresenta cortejo neste domingo, 29/01

Congada de São Benedito e Divino Espírito Santo de Socorro realiza seu cortejo nos domingos

A congada é uma manifestação cultural que faz parte do folclore brasileiro. O desfile reúne tradições históricas, usos e costumes indígenas, africanos e santos católicos. Socorro é uma das últimas cidades da região a manter uma congada tradicional ativa, preservando uma tradição única do nosso país.

Para manter viva essa manifestação cultural, a congada de São Benedito e Divino Espírito Santo de Socorro apresenta seu cortejo de cores e devoção neste domingo, 29 de janeiro. A apresentação será às 19h. A partir desta data, o grupo retoma seu calendário com cortejos quinzenais na Praça da Matriz.

O fomento da cultura popular é uma ação do ITC — Instituto Totem Cultural, a partir do projeto “Congada nas escolas”, iniciado pela mestra D. Leonor Arioli Bertolete (in memoriam) e sua filha Marinilda Boulay.

Ambas receberam o título de mestre pelo Ministério da Cultura brasileiro e prêmios do Governo do Estado de São Paulo por sua atuação em prol das congadas. Para consolidar esse trabalho, a Prefeitura de Socorro declarou a Congada de São Benedito e Divino Espírito Santo patrimônio cultural imaterial socorrense, dispondo sobre a necessidade de protegê-la.

A iniciativa tem apoio da Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de Socorro e do Conselho Municipal de Políticas Culturais — Comupc.