Pular para o conteúdo

CRAS de Socorro oferece serviços de fortalecimento de vínculos para adolescentes de 14 a 17 anos

O CRAS de Socorro oferece a todos um serviço dedicado ao fortalecimento de vínculos familiares, interpessoais e sociais contribuindo para o desenvolvimento integral do usuário, incentivando a permanência, ingresso ou reingresso na escola. São realizadas ações com foco na convivência social por meio das atividades e oficinas, estimulando a participação cidadã e uma formação geral, bem como ações socioeducativas, espaços lúdicos de criação e protagonismo de modo a orientar o jovem para a escolha profissional consciente e a busca do trabalho.

O grupo para adolescentes contempla a faixa etária de 15 a 17 anos incompletos, tendo como objetivo fortalecer as relações familiares e comunitárias, além de promover a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva, possuindo um caráter preventivo, pautado na defesa e afirmação de direitos e no desenvolvimento de capacidades dos adolescentes

“A ideia é trazer para esses adolescentes o conhecimento necessário sobre como podem ser protagonistas de suas vidas. É importante que eles tenham consciência dessa capacidade de mudança da realidade. O grupo faz com que os adolescentes se sintam valorizados e ouvidos dentro da sociedade. É incentivar uma reflexão sobre a importância da participação cidadã” -ressalta os educadores sociais Jessica Cardoso e Elton Rocha.

“Questões como essas trabalhadas pela equipe nossa equipe contribuem de forma significativa para a compreensão crítica da realidade social e, consequentemente, para a formação cidadã dos jovens atendidos.”, enfatiza o coordenador de Centro de Referência de Assistência Social, Jose Ilton Bernardes da Rocha.

“projetos como esse, realizado no âmbito do serviço de convivência, são de extrema importância. Estimula a compreensão crítica da realidade, o sentimento de pertencimento desses jovens à comunidade, a socialização. Fortalecer a cidadania é importante para prevenir situações de risco social, que é o objetivo do serviço”- comenta a secretária de Cidadania, Patrícia Toledo da Silva Pinto.

Os encontros acontecem três vezes na semana no contra turno da escola, de terça, quarta e quinta-feira, das 14h às 16h. Esses encontros são desenvolvidos com acompanhamento dos educadores sociais do Cras e também oficinas de  teatro e dança.

Para realizar o cadastro o responsável pela família e o adolescente devem comparecer ao Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, localizado na Rua Barão de Ibitinga, 593. Telefone de contato 3855 2316.

 

Compartilhe:
Top