Defesa Civil de Socorro completa 45 anos de atuação em defesa do bem-estar dos socorrenses

A Defesa Civil de Socorro completa, nesta sexta-feira, 29 de dezembro, 45 anos de trabalho e prestação de serviços à população socorrense. Criada em 1978, apenas dois anos após a fundação da Defesa Civil Estadual, é uma das mais antigas de São Paulo.

Trata-se de um organismo de participação da comunidade na defesa da própria comunidade, limitando riscos de perdas materiais e restabelecendo o bem-estar social. O órgão é responsável pela adoção de um conjunto de medidas permanentes, preventivas, de socorro, assistenciais e recuperativas, destinadas a minimizar consequências de eventos adversos.

Nesses 45 anos de atividade, a Defesa Civil de Socorro atua como responsável pela proteção à população e seus bens, coordenando medidas de defesa, prevenir desastres e socorrer e assistir a população de áreas atingidas. As ações de proteção e defesa civil compreendem cinco aspectos: prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação.

Sob a coordenação de Lourenço do Prado, a Defesa Civil atende a diversas ocorrências ao longo do ano, entre vistorias, atendimentos a enchentes, queimadas, desabamentos, além de ações coordenadas, em parceria com a Prefeitura Municipal, o Corpo de Bombeiros e outros órgãos.

Também fazem parte de seu escopo de trabalho treinamentos para períodos de estiagem e chuvas intensas; ações preventivas contra alagamentos e inundações; mapeamento de áreas de risco de deslizamentos e inundações; planos de contingência para a Operação Chuvas de Verão, mitigação de riscos e auxílio imediato a situações emergenciais para preservação da vida.

Lourenço destaca que “fazer parte da Defesa Civil de Socorro é motivo de orgulho. Trabalhamos para proteger e atender a população de Socorro que precisa a população treinada tem papel fundamental no controle de queimadas, seguindo sempre as recomendações da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros e tomando medidas preventivas em seus próprios lares”.

O prefeito Ricardo Lopes comenta: “gostaria de expressar gratidão aos membros da Defesa Civil de Socorro por sua atuação eficaz na prevenção e resposta em emergências”.