Pular para o conteúdo

Dengue: pessoas de 10 a 14 anos podem se vacinar a partir da próxima segunda-feira

A Secretaria de Saúde de Socorro e a Vigilância em Saúde informam que a vacinação contra a dengue passa a ser disponibilizada para a faixa etária de 10 a 14 anos, 11 meses e 29 dias, a partir da próxima segunda-feira, 03 de junho.

Em Socorro, crianças de 10 a 11 anos já vinham recebendo a vacina desde o último dia 15 de maio. Como divulgado anteriormente, o aumento da faixa de abrangência dependia da chegada de novas doses da vacina. A faixa etária com prioridade para receber as doses de vacinas é determinada por diretrizes do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde.

A vacina protege contra os sorotipos 1, 2, 3 e 4 da doença, e o esquema vacinal completo é composto por duas doses com um intervalo de três meses entre cada aplicação.

Os postos onde há vacinação são: ESF Aparecidinha, ESF Santa Cruz, ESF Jardim Araújo, ESF Vila Palmira e ESF Oratório. O atendimento é das 8h às 15h.

Para receber a dose é necessário levar cartão de vacina e cartão cidadão da criança. As atualizações sobre a liberação de doses para as demais faixas etárias serão comunicadas em breve.

 

Poliomielite

Já a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite para as crianças menores de 5 anos, segue até o dia 14 de junho. Os locais e horários de vacinação são os mesmos da vacina da dengue.

A poliomielite é uma doença grave caracterizada por um quadro de paralisia flácida causada pelo poliovírus selvagem (PVS) tipo 1, 2 e 3 que geralmente acomete os membros inferiores de forma assimétrica e irreversível. A vacinação é estratégia fundamental para a redução do risco de reintrodução do poliovírus no Brasil, visto que está eliminada no país desde 1994.

Nesta campanha serão utilizadas as vacinas: oral poliomielite (VOP) e inativada poliomielite (VIP). Todas as crianças a partir de 1 a menores de 5 anos devem receber a dose de vacina contra a poliomielite, já as crianças menores de 12 meses, receberão a dose da vacina poliomielite neste período dentro da rotina.

Compartilhe:
Top