Pular para o conteúdo

Dengue: tem início vacinação voltada para grupo prioritário

Começou nesta última quarta-feira, 15, a vacinação contra a dengue, primeiramente na população de 10 e 11 anos. Segundo a Secretaria de Saúde de Socorro, a aplicação se dará de forma escalonada até os 14 anos, 11 meses e 29 dias, conforme disponibilização de doses por parte do Ministério da Saúde.

A faixa etária de 10 a 14 anos tem prioridade para receber as doses de vacinas de acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde, por ser essa a fatia da população que concentra a maior proporção de hospitalização pela doença. Segundo o Censo do IBGE de 2022, Socorro soma 2.202 crianças e adolescentes dentro dessa faixa etária.

As vacinas estão disponíveis nas seguintes unidades de saúde: ESF Aparecidinha, ESF Santa Cruz, ESF Jardim Araújo, ESF Vila Palmira e ESF Oratório, e protegem contra os sorotipos 1, 2, 3 e 4 da doença. O esquema vacinal completo é composto por duas doses com um intervalo de três meses entre cada aplicação. Para receber a dose é necessário levar cartão de vacina e cartão cidadão. O horário de atendimento para aplicação das vacinas é das 08 às 15h.

A Secretaria destaca a importância da vacinação como instrumento para frear o avanço da dengue. Porém, a prevenção ainda é o melhor remédio e o foco deve ser a eliminação dos criadouros do mosquito.

Números da dengue

Até esta quinta-feira, 16, Socorro havia registrado 3491 casos notificados, 1390 confirmados e 248 descartados. Quatro mortes suspeitas seguem em investigação.

De acordo com a Vigilância em Saúde, as notificações de doenças compulsórias, como dengue e Covid-19, são lançadas no sistema de saúde diariamente em ordem cronológica, de forma não simultânea. Nos casos em que o paciente evolui a óbito, é aberta uma investigação epidemiológica com acompanhamento do prontuário desde o momento da notificação. Esse material é enviado para a regional de saúde para avaliação do caso que, até que seja confirmado, segue como suspeito.

Devido ao alto número de casos na região não há uma estimativa de prazo para a resposta.

 

Compartilhe:
Top
Prefeitura Municipal da Estância de Socorro
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.