Desenvolvimento Rural realiza segundo Dia de Campo sobre Sistemas Agroflorestais

O Departamento de Desenvolvimento Rural da Prefeitura de Socorro realizou, dia 28/09, o segundo Dia de Campo sobre Sistemas Agroflorestais. Com foco no manejo da matéria orgânica do solo, a ação é parte do projeto Sistemas Agroflorestais Produtivos e ocorreu na Estação Agroecológica Municipal, um espaço público e experimental, onde foram plantados quatro modelos demonstrativos de agrofloresta, entre eles o sistema com foco produtivo em café e abacate.

O projeto Sistemas Agroflorestais Produtivos propõe um modelo de arranjo que desenvolve o café sombreado, com a proposta de colheita de cafés especiais. O diretor de Desenvolvimento Rural, Alexandre Moreira explica que o mercado valoriza este produto. “As condições de sombreamento em cafezais são utilizadas em diversos países para a produção de cafés especiais, pois proporcionam maturação mais lenta dos grãos. Essa é uma estratégia rentável, principalmente para pequenos e médios produtores que, por meio do uso racional de um espaço, podem produzir outras frutas e até madeira, gerando diversificação de renda e valorização do produto no mercado”, comenta.

Uma das formas de criar o sombreamento na cultura do café é pelo sistema agrofloresta. Diferentemente do simples consórcio, os sistemas agroflorestais promovem o enriquecimento da fertilidade do solo ao longo do tempo, produzindo biomassa e matéria orgânica.

No dia de campo, a biomassa da adubação verde plantada foi manejada para o fortalecimento das mudas e foi introduzido o “cavaco”, material oriundo de podas trituradas na cidade, enriquecendo o solo.

O projeto Sistemas Agroflorestais Produtivos é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, aprovada no âmbito do Programa Refloresta SP, financiado pela Secretaria Estadual de Infraestrutura, Meio Ambiente e Logística por meio do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição – FECOP. O projeto conta ainda com apoio da CATI e da Associação Ambientalista Copaíba.

Interessados em conhecer mais sobre o cultivo de café e abacate em Sistemas Agroflorestais podem se informar no Departamento de Desenvolvimento Rural – no Espaço do Produtor (Praça Rachid José Maluf, nº 180); ou pelo telefone (19) 3895-6430.