A Secretaria de Educação da Prefeitura de Socorro criou um plano para superação da defasagem de aprendizado no Ensino Fundamental I das Escolas Municipais. A iniciativa foi motivada pela pandemia, que causou dificuldades aos alunos e demanda mobilização para recuperação no contexto educacional.
O Projeto de Recuperação é desenvolvido por professores adjuntos que, em parceria com o professor titular da turma e a coordenação pedagógica, que fazem o levantamento das demandas e organiza os alunos em grupos. Os alunos recebem apoio com atividades e propostas diferenciadas, principalmente quanto à alfabetização e ao letramento em Língua Portuguesa e Matemática.
A Secretaria de Educação, por sua vez, organiza e acompanha os trabalhos, bem como realiza reuniões e formações com os professores do projeto. A primeira reunião do ano aconteceu na quinta-feira (02/03), e contou com a participação da Secretária de Educação, Daniele Ferreira Torres Silotto.
“É muito importante que todos estejam unidos e envolvidos no propósito de garantir a aprendizagem dos alunos. O Projeto de Recuperação é mais um suporte para contribuir com este objetivo”, destaca a supervisora Patrícia Oliani.
As ações do Projeto de Recuperação estão em consonância com as metas 5 e 7 do Plano Municipal de Educação, que estabelecem:
- garantir que até o terceiro ano do ensino fundamental todas as crianças tenham o ciclo de alfabetização concluído com sucesso, exceto crianças que apresentem deficiência ou transtornos globais de desenvolvimento que demandam um tempo maior para conclusão do ciclo de alfabetização;
- manter e ampliar, as notas do IDEB, uma vez que a Rede Municipal já atingiu as metas pelo IDEB Nacional.