Em 2023, Conservatório Municipal de Socorro atendeu mais de 550 alunos

No último ano, o Conservatório Municipal de Socorro “Maestro Luiz Gonzaga Franco” atingiu resultados muito positivos. Administrado pelo Instituto Cultura & Arte – ICA, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e com o apoio do Conselho Municipal de Políticas Culturais, o projeto contribuiu para o crescimento da cultura em Socorro.

O Conservatório atendeu mais de 550 alunos em 18 cursos e 9 grupos, sendo: musicalização infantil, canto coral, acordeon, bateria, contrabaixo elétrico, cordas (violoncelo, viola clássica e violino), piano, sopros madeiras (clarinete, flauta transversal e saxofone), sopros metais (eufônio, trombone, trompa e trompete), violão e teoria e os grupos de choro, samba e forró, práticas em conjunto, grupo de percussão, big band, camerata de violões, orquestra, aulas em grupo de cordas (realizadas na zona rural) e Fanfarra Municipal.

Alunos e professores do Conservatório fizeram 38 apresentações ao longo do ano, entre recitais e participações em eventos públicos, como no Museu Municipal, Feira Noturna e Feira do Artesanato.

O Festival “IX Encontro de Música & Artes do Conservatório de Socorro – EMACS 2023”, com 10 dias de duração, ofereceu vasta programação de apresentações de música e teatro, workshops e, nas artes plásticas, a Mostra Internacional Totem das Cores. Com essas atividades culturais, o projeto atingiu um público de 5 mil pessoas.

Para democratizar a cultura, além dos recitais do Conservatório acontecerem presencialmente e com entrada gratuita, as apresentações também foram transmitidas ao vivo no Facebook do projeto.

A presidente do Instituto Cultura & Arte – ICA, Luka Fagundes,  comenta que “é ótimo ver o Conservatório encerrando mais um ano com chave de ouro. Nesses últimos dias, pudemos assistir apresentações dos alunos e dos professores com um repertório de alto nível. Fico muito grata em ver a democratização e a descentralização da cultura acontecendo através do Conservatório. Temos alunos de todas as idades e aulas acontecendo na sede principal, no centro, e em seis bairros da zona rural da cidade”.