Em 2023, Secretaria de Desenvolvimento Econômico executa projetos e realiza milhares de atendimentos a empresas e à população

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Socorro é composta por Diretoria de Indústria e Comércio, Procon, Banco do Povo e Posto Sebrae Aqui. A área é responsável por promover o desenvolvimento industrial, a expansão do comércio local e serviços, a geração de emprego e renda e o crescimento da atividade turística no município.

Em reunião técnica, realizada no dia 15 de dezembro, a equipe da Secretaria fez um balanço das principais iniciativas de 2023. Também foram definidas diretrizes para o próximo ano.

A Secretaria executou ações estratégicas para crescimento econômico de Socorro. Dentre elas, destaca-se estudo de viabilidade aeroportuária do Aeroporto Municipal de Socorro e a criação do Serviço de Atendimento ao Trabalhador e Empresário, em fase de implantação.

O encontro com Empresários da Nova Geração estabeleceu uma rede de networking entre jovens empreendedores de Socorro. A Secretaria ofereceu apoio à Maratona de Startups nas escolas públicas do município. Ciclos de palestras mobilizaram empresários e, pelo diálogo, foram definidas demandas prioritárias por mão de obra especializada, que instruíram a busca por cursos de qualificação junto ao Sebrae e à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo.

Em continuidade às ações, houve fortalecimento da governança, com estruturação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico. A partir da atuação do Departamento de Indústria e Comércio conectando o Poder Público aos empresários, cresceram as parcerias institucionais com as secretarias de Turismo e Cidadania e o Departamento de Desenvolvimento Rural e o apoio ao COMDEF e ao núcleo de compras.

As diretrizes para 2024 visam ampliar ainda mais o suporte aos consumidores e empreendedores, fortalecendo o papel da Secretaria de Desenvolvimento Econômico no município.

Secretaria realizou mais de 4,5 mil atendimentos em diferentes serviços

Dedicado à defesa do consumidor, o Procon de Socorro atendeu a 3.156 pessoas em 2023, entre atendimentos preliminares, emissões de CIPs (Cartas de Informações Preliminares), recebimentos de reclamações, audiências de conciliação, entre outros.

Programa de microcrédito produtivo do Governo do Estado de São Paulo, em parceria com a Prefeitura de Socorro, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o Banco do Povo Paulista (BPP), oferece financiamento para empreendedores formais e informais, associações, cooperativas produtivas ou de trabalho, para capital de giro e investimento fixo.

O Banco do Povo em Socorro realiza esclarecimentos sobre linhas de crédito, juros e renegociações e serviços oferecidos pelo banco, além da gerar boletos. Foram realizados 427 atendimentos nesse ano.

Principal canal de desenvolvimento e atendimento presencial ao empreendedor no município, o Posto Sebrae Aqui realizou 1.069 atendimentos. Ofereceu suporte aos empreendedores em diversas áreas, da abertura e fechamento de MEI a cursos e consultorias.