EMAD fez 2.750 atendimentos domiciliares especializados aos socorrenses em 2022

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Socorro trabalha para que importantes medidas sejam adotadas a fim de melhorar a qualidade de vida da população. Um exemplo desse trabalho é o programa Melhor em Casa que, por meio da Equipe Multiprofissional de Atenção Domiciliar (EMAD), traz grandes resultados à promoção da saúde, no tratamento de doenças e na reabilitação.

Nos três primeiros trimestres de 2022, a EMAD fez 2.750 atendimentos às famílias socorrenses.

Essa modalidade de atenção à saúde é caracterizada por ações de tratamento de doenças e reabilitação prestadas em domicílio. O programa Melhor em Casa tem benefícios bastante relevantes: a partir dos cuidados especializados ao paciente, é possível evitar hospitalizações desnecessárias e reduzir o risco de infecções. O trabalho também melhora a gestão dos leitos hospitalares e diminui a superlotação de serviços de urgência e emergência.

Em Socorro, o Programa Melhor em Casa começou em março de 2020, quando a UTI da Santa Casa de Socorro foi inaugurada e avaliou-se que os pacientes necessitariam de suporte em domicílio após a internação.

O trabalho da EMAD também deu mais agilidade a muitos procedimentos. Um exemplo é a gastrostomia, cirurgia por meio qual é colocada uma sonda diretamente no estômago do paciente. Desde o início dos trabalhos da EMAD, já foram feitas mais de cem gastrostomias no município.

Para o Dr. Ivano Galassi Neto, médico da EMAD de Socorro, a evolução dos pacientes é perceptível pelo vínculo criado. “Essa é uma assistência de vanguarda, da qual temos muito orgulho. Os pacientes confiam muito em toda a equipe e, como atuo diretamente no hospital, nos tornamos referência para esses pacientes. Em caso de nova internação, eu conheço o paciente, conheço a família, a cuidadora, e até o tipo de alimento que ele gosta. Isso faz diferença!”, comenta.

O papel do Melhor em Casa é esse. Trazer, em um momento de fragilidade, conforto para pacientes, cuidadores e familiares. “Temos uma equipe multidisciplinar incrível, de profissionais humanizados, com respeito muito grande pelo espaço do outro, que vai a fundo conhecer cada família. A Prefeitura de Socorro disponibiliza um tratamento diferenciado. Quem ganha é o paciente”, destaca o Dr. Ivano.

A EMAD de Socorro é constituída por 1 médico, 1 enfermeira, 4 técnicos de enfermagem, 1 fisioterapeuta, 1 nutricionista e 1 assistente social. A equipe leva atendimento médico às casas de pessoas que tiveram alta da Santa Casa de Socorro “Hospital Dr. Renato Silva” e que ainda necessitam de algum tipo de reabilitação ou cuidado especial.

No caso de pacientes de Socorro internados em hospitais de outros municípios, é necessário entrar em contato com a unidade de saúde mais próxima para ser acionada a EMAD.