Empresas apoiam ‘’Programa Arboriza Socorro’’ da Secretaria de Meio Ambiente

Em comemoração à Semana do Meio Ambiente, duas empresas aderiram ao ‘’Programa Arboriza Socorro’’ da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e realizaram plantios de árvores nas calçadas e áreas verdes públicas da cidade.

A Padaria Sartori, em conjunto com seus colaboradores, realizou o plantio de cinco mudas frutíferas nativas na calçada em frente à empresa. Já a Construtora Carraro, efetuou o plantio de 31 mudas no canteiro central da Estrada Municipal Farmacêutico Oswaldo Paiva. A mesma empresa promoveu o plantio de 11 árvores nativas nas praças do Residencial Palma Real.

O Programa Arboriza Socorro é uma iniciativa da Secretaria que visa proporcionar uma arborização urbana mais adequada e a valorização estética do centro urbano, por meio do uso de espécies adequadas aos locais de implantação e de rigorosos critérios técnicos para sua seleção.

“As árvores apresentam um papel fundamental na manutenção da qualidade de vida e bem-estar nas cidades, contribuindo para a manutenção da qualidade e umidade do ar, a diminuição das ilhas de calor, além de embelezar a paisagem urbana e preservar os equipamentos e mobiliários urbanos. Sua sombra, por exemplo, garante uma maior durabilidade ao asfalto das vias públicas, gerando menores gastos com sua manutenção”- informa o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Tiago Sartori.

“Para o sucesso do Programa, a participação e envolvimento das empresas e cidadãos é fundamental, viabilizando o plantio e cuidado com as mudas plantadas”, ressalta o secretário. “Esperamos que o exemplo das empresas Sartori e Carraro inspire outras empresas e pessoas a colaborarem com a arborização da cidade, tornando Socorro cada vez mais bonito e agradável para se viver”- conclui o secretário.

Como funciona o Programa Arboriza Socorro:

O Programa funciona em parceira entre a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e os munícipes ou empresas da cidade que objetivam tornar a cidade mais verde.   O papel da Secretaria é fornecer as mudas espécies nativas de ocorrência local, adequadas à arborização urbana, além do composto orgânico produzido no Complexo Ambiental e orientações para o plantio e cuidados com as mudas.

Por sua vez, as empresas ou munícipes interessados devem preparar o Espaço-Árvore, um espaço nas calçadas destinado à implantação da arborização urbana, cujas dimensões permitem uma melhor infiltração de água e um melhor desenvolvimento das mudas, além do plantio em si e de se responsabilizar pela sua manutenção.

Os interessados podem se cadastrar através do endereço eletrônico: https://forms.gle/BiQtuhdbg7E3eSsd8

Ou obter mais informações pelo telefone (19) 3855-9617.