Pular para o conteúdo

Encceja 2023: inscrições abertas até 02 de junho

Encceja 2023: inscrições abertas até 02 de junho
Imagem ilustrativa

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é uma oportunidade valiosa para pessoas que desejam concluir seus estudos e obter o certificado de conclusão do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio. Com inscrições abertas até 2 de junho, o Encceja oferece uma chance de certificação educacional para aqueles que não puderam concluir seus estudos na idade regular.

As inscrições são feitas EXCLUSIVAMENTE NO SITE DO ENCCEJA, pelo link enccejanacional.inep.gov.br

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), as provas serão realizadas no dia 27 de agosto, e o gabarito será divulgado em 11 de setembro. Os resultados finais serão disponibilizados em 22 de dezembro de 2023.

Para obter a aprovação no Encceja e conquistar o certificado de conclusão, os candidatos precisam alcançar a pontuação mínima de 100 pontos em cada matéria cobrada na prova, além de obter nota igual ou superior a 5 na redação.

As exigências variam de acordo com o nível de ensino desejado. Para o certificado do ensino fundamental, é necessário que o candidato tenha completado 15 anos até a data da realização da prova. Já para o certificado do ensino médio, é preciso que o candidato tenha 18 anos completos até o dia da prova.

As provas do Encceja abrangem diversas áreas do conhecimento. para o ensino fundamental, os candidatos serão avaliados em ciências naturais, matemática, língua portuguesa, língua estrangeira, artes, educação física, redação, história e geografia. Já para o ensino médio, as provas englobam ciências da natureza e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias, linguagens, códigos e suas tecnologias (incluindo redação) e ciências humanas e suas tecnologias.

O Encceja é uma oportunidade valiosa para aqueles que buscam a conclusão dos estudos, seja para progredir academicamente, ingressar no mercado de trabalho ou alcançar outros objetivos pessoais.

Compartilhe:
Top