Na última semana, representantes da cidade de Socorro estiveram presentes em Atibaia para receber orientações do Conselho Estadual de Assistência Social (CONSEAS) sobre a realização das Conferências de Assistência Social.
O Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) marcou presença com o presidente, José Ilton Bernardes da Rocha; a secretária, Elizandra Bueno Godoy; e os representantes dos usuários do serviço de assistência social, Fábio Franco de Lima, e da saúde, Renata Borges Salvarani. A Secretaria de Cidadania da Prefeitura de Socorro foi representada pela secretária, Patrícia Toledo, e pela coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Dolores França de Freitas.
As conferências de Assistência Social têm como objetivo promover a participação e o diálogo entre governo, sociedade civil e usuários dos serviços socioassistenciais, visando a avaliação e o aprimoramento das políticas públicas na área.
A secretária de Cidadania, Patrícia Toledo, comenta que essa “é uma oportunidade para os participantes compartilharem experiências, apresentarem propostas e contribuírem para a definição das prioridades e estratégias de atuação. As conferências de Assistência Social são espaços de debate e construção coletiva, que resultam em diretrizes fundamentais para o desenvolvimento de ações sociais mais abrangentes e voltadas às reais necessidades da população”.
Durante as conferências, são abordados temas como a garantia de direitos, a inclusão social, a qualificação dos serviços socioassistenciais e a articulação entre os diversos atores envolvidos na assistência social.