Equipes de limpeza da Prefeitura e voluntários atenderam todas as regiões afetadas pelas enchentes de sábado (20/01/2024)

As equipes da Secretaria de Serviços da Prefeitura, juntamente de voluntários, concluíram a limpeza de todas as áreas afetadas pelos alagamentos ocasionados pelas fortes chuvas que caíram sobre Socorro na noite de sábado (20/01). Em questão de duas horas (entre 19h30 e 21h30), o volume de chuva foi de aproximadamente 130mm – o equivalente ao estimado para quinze dias, segundo previsão da Defesa Civil – atingindo cabeceiras de afluentes do Rio do Peixe, causando diversas áreas de transbordamento na cidade e zona rural.

Um reforço na limpeza está previsto para amanhã (24/01), em algumas áreas que ainda demandam atendimento à população, como Rua Voluntários da Pátria, Rua Séptimo Fruchi, Rua José Calixto Franco, Rua Philomena Bafero Conti (Vila João Conti) e Abadia.

Uma equipe da Defesa Civil do Estado de São Paulo esteve hoje em Socorro vistoriando estradas e pontes da zona rural que foram danificadas total ou parcialmente pela chuva. A Prefeitura está preparando projetos para pleitear recursos do Governo do Estado de São Paulo para reconstrução de pontes e instalação de contenção em áreas que necessitem.

A ponte que liga os bairros Camilo e Moquém foi danificada, mas está liberada parcialmente para trânsito. Há seis pontes completamente danificadas, com trânsito de veículos impedido, nos bairros Moquém, Agudo/Nogueira, Visconde Sotelo, Lagoa e Labrinha. Acessos provisórios estão sendo construídos pela Prefeitura nesses locais, até a reconstrução das mesmas.

O trabalho assistencial da Secretaria de Cidadania, Fundo Social de Solidariedade, colaboradores da Prefeitura e voluntários continua no Ginásio Municipal de Esportes. Oito pessoas, de duas famílias, continuam abrigadas no local.

Cerca de 1.095 pessoas, de 365 famílias, foram atendidas no Ginásio entre domingo (21/01) e a manhã de terça-feira (23/01). Hoje, algumas equipes da Secretaria de Cidadania foram à campo, realizar a entrega de kits com produtos de limpeza e cestas básicas em cerca de 100 residências afetadas pelas enchentes.

O local continua a receber e distribuir doações. Os itens mais requisitados são produtos de limpeza, itens de higiene pessoal, cestas básicas, alimentos não perecíveis, água, toalhas de banho, roupas de cama, móveis e colchões. Algumas empresas enviaram doações durante o dia. Doações via pix, que serão utilizadas na assistência às famílias atingidas, podem ser feitas para o Fundo Social, através da chave e-mail fundosocial@socorro.sp.gov.br.

Caso tenha conhecimento de alguma família que ainda não tenha recebido atendimento, informe pelo telefone (19) 99782.3080. Em casos de emergência, acionar algum dos serviços a seguir: Samu – 192, Corpo de Bombeiros – 193, Guarda Civil Municipal – (19) 3895-1085 ou Polícia Militar – 190.