Alunos do 3° ano B da escola PEI José Franco Craveiro, em Socorro, tiveram uma experiência enriquecedora no Complexo Ambiental Municipal. A turma foi acompanhada pelas professoras Laís Nóbrega, Liliane e Marivani, em atividade que faz parte do itinerário formativo: Práticas de pesquisa aplicadas ao meio ambiente. A iniciativa faz parte das ações do Mês do Meio Ambiente.
Durante a visita, eles puderam refletir sobre a geração de resíduos, suas origens e consequências sociais e ambientais. Além disso, realizaram um trabalho de conscientização sobre o consumismo, buscando compreender a importância de repensar os padrões de consumo.
O Complexo Ambiental Municipal é um ponto de entrega voluntária de materiais recicláveis e também abriga o projeto de Vira Adubo, que transforma restos de alimentos das escolas, empresas e bairros do município em adubo. Todo o composto orgânico produzido é doado para moradores e produtores rurais da cidade, contribuindo para a sustentabilidade e o fortalecimento da agricultura local. O complexo fica à Estrada Farmacêutico Oswaldo Paiva, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Materiais que podem ser descartados no local:
- Materiais recicláveis: papéis, plásticos, vidros, metais, pilhas, baterias, CD, DVD, eletrodomésticos e óleo de cozinha;
- Móveis e madeiras;
- Restos de podas: grama, galhos e troncos;
- Pneus;
- Lâmpadas fluorescentes;
- Televisão tubo;
- Retalhos de tecidos pós-confecção (para malharias).