Exposições no Museu de Socorro destacam história da cidade, do Brasil e união entre artistas

Ao longo de seus 30 anos, o Museu Municipal “Dr. João Baptista Gomes Ferraz” se destaca pelas mostras permanentes e transitórias, que exibem trabalhos de artistas socorrenses e dos mais diversos cantos do mundo. O Museu de Socorro funciona de terça-feira a sábado, das 9h às 17h, à Rua Antônio Leopoldino, nº 185. Nesse mês, além da mostra permanente sobre a história de Socorro, o Museu apresenta, até o dia 29 de novembro, duas importantes exposições.

No 1° piso, “Autorretrato do Brasil de 200 anos“, sob curadoria de Marinilda Boulay, tem mais de 70 obras, entre pintura, escultura, gravura, bordado, e instalação de diversos artistas. A mostra destaca a importância da preservação dos nossos biomas em um Brasil que, apesar das dificuldades, é plural, tolerante e acolhedor, com suas múltiplas narrativas, sotaques e culturas.

No 2° Piso, “Matilha na pegada das artes“, com curadoria de Oscar d’Ambrósio, traz reflexões sobre a solidariedade entre os artistas, que se mantiveram unidos e criando à distância durante os dois anos de pandemia.

As exposições também podem ser visitadas virtualmente (site: totemcultural.org.br/expo) e são realizadas pelo ITC – Instituto Totem Cultural, e pela produtora Totem, com apoio da Prefeitura Municipal, por meio das secretarias de Cultura e de Turismo, Museu de Socorro e Conselho Municipal de Políticas Culturais (COMUPC).

Socorrenses podem participar da exposição “Presépios de Socorro”

O Natal é uma das datas mais importantes do ano. Em Socorro, o espírito festivo é traduzido pelo “Luzes de Natal” que está em sua décima edição e, até o dia 08 de janeiro, tem decoração temática em 14 pontos da cidade.

Nesse sentido, o Museu de Socorro, em parceria com a Prefeitura de Socorro, por meio da Secretaria de Cultura convida a população a usar toda a imaginação e traduzir a magia do Natal na mostra “Presépios de Socorro”, que ficará exposta no Museu de 06 de dezembro a 07 de janeiro.

As criações podem ser apresentadas em vários materiais e técnicas; como obras bidimensionais, em papel, fotografia e/ou tela, ou em obras tridimensionais, com mensagens sobre o Natal e o nascimento de Jesus, um como representações do presépio tradicional. As obras devem respeitar o tamanho limite de 50cm x 50cm x 50cm. As inscrições e a entrega das obras vão até 29 de novembro.

A exposição tem apoio do COMUPC – Conselho Municipal de Políticas Culturais. Para mais informações, os interessados devem entrar em contato com o Museu de Socorro, pelo telefone: (19) 3895-8344.