Pular para o conteúdo

Faltas a consultas e exames agendados comprometem oferta de vagas para Socorro

O volume de faltas a consultas, exames e transportes marcados pela Central de Agendamentos continua a chamar a atenção dos responsáveis pelo serviço. A alta incidência de ausências a esses agendamentos não somente compromete os horários, que poderiam servir para outras pessoas, como a oferta de vagas para Socorro destes importantes atendimentos.

Em janeiro e fevereiro de 2021, dos 13.373 agendamentos feitos para consultas e exames, 1.622 não foram realizados por ausência do paciente. As faltas nos Ambulatórios Médicos de Especialidades – AME de Amparo, Atibaia, Campinas, Jundiaí e Santa Bárbara d’Oeste foram 228, comprometendo a oferta de vagas para o mês de abril.

As ausências em consultas de dermatologia estão acontecendo com frequência no mês de março, de 33 agendamentos, houve 13 faltas.

A orientação é que, ao perceberem que não poderão comparecer à consulta, exame, ou utilizar o transporte, as pessoas cancelem seus agendamentos com antecedência para não comprometer a oferta de vagas e para que as mesmas possam ser realocadas para outros pacientes. Para cancelar agendamentos do Conisca, deve ser avisado com 48 horas úteis de antecedência.

Agendamentos para o AME devem ser cancelados com 72 horas úteis de antecedência. Caso o paciente falte a três agendamentos do AME, ele deverá reiniciar o seu tratamento em Socorro. Caso não consiga cancelar com tamanha antecedência, por motivo de doença, deverá ser apresentado atestado médico.

Já os cancelamentos para unidades municipais ou transporte, devem ser informados até a véspera do agendamento. O cancelamento deve ser feito presencialmente na Central de Agendamentos ou na unidade de saúde mais próxima, apresentando a guia do agendamento. Não é necessária a presença do paciente para realização do cancelamento.

Compartilhe:
Top