Festa de Agosto celebra os 192 anos de fundação de Socorro com atividades culturais, esportivas e religiosas

A tradicional Festa de Agosto, que celebra o aniversário de Socorro, aconteceu no final de semana, entre os dias 13 e 15 de agosto, com atividades culturais, esportivas e religiosas, em formato presencial ou online, devido à pandemia.

As barracas das entidades assistenciais de Socorro permaneceram no Parque da Cidade, de sexta a domingo, vendendo diversos tipos de alimentos e brinquedos restaurados. Os organizadores das barracas consideraram o resultado muito satisfatório, em alguns casos, chegando a esgotar os produtos.

Na sexta e sábado, o Departamento de Esportes, Lazer e Juventude realizou uma agenda de atividades físicas, esportivas e recreativas no Parque da Cidade, além da live do Passeio Ciclístico, com sorteio de bicicletas e brindes para os participantes. O tradicional Festival de Pipas aconteceu no domingo, assim como a Clínica de Skate.

Vinte e duas apresentações de música e teatro, com artistas locais, aconteceram através das lives da Secretaria Municipal de Cultura, de sexta a domingo, diretamente da nova sede do Conservatório Municipal de Socorro, com transmissão por páginas da Prefeitura no Facebook.

De 13 a 15 de agosto, a Corporação Musical Santa Cecilia percorreu as ruas centrais da cidade, na tradicional Alvorada. De acordo com as orientações sanitárias relacionadas à pandemia, não houve o costumeiro café-da-manhã para recepção dos participantes.

No domingo, a 3ª Tratorada percorreu as ruas da cidade, com cerca de oitenta tratores e quatro quadriciclos participantes, até o Parque da Cidade.

Uma carreata com fieis da Paroquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro também aconteceu com destino ao parque, onde aconteceu a missa campal em devoção à santa, com presença do bispo Dom Sérgio Aparecido Colombo, da Diocese de Bragança Paulista. A missa aconteceu em sistema drive-in, com a participação de mais de duzentos automóveis e dezenas de pessoas nas arquibancadas, mantendo o distanciamento físico e utilizando máscara.

O secretário municipal de Cultura, Fernando Murilo Silva, responsável pela organização do evento, considerou o resultado muito satisfatório e espera que no ano que vem seja possível realizar a festa com todas as atividades presenciais.