Pular para o conteúdo

Fonte Pompeia é reaberta ao público em Socorro após três anos de interdição

A Fonte Pompeia, localizada na Unidade de Lazer AFPESP Socorro, foi oficialmente reaberta ao público no último sábado (29), após mais de três anos interditada pela Agência Nacional de Mineração (ANM). A cerimônia de reabertura contou com a presença de autoridades como o deputado estadual Barros Munhoz, o presidente da AFPESP, Artur Marques da Silva Filho, o conselheiro do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCM-SP), Domingos Dissei, Alexandre de Sá Fonseca, Conselheiro Fiscal da AFPESP, Edson Toshio Kubo, representante do Conselho Deliberativo da AFPESP, além do prefeito de Socorro, Maurício de Oliveira Santos, e do vice-prefeito, Joaquim Gilberto Vieira.

A interdição da fonte ocorreu em 2022, quando a ANM identificou a necessidade de adequações estruturais e modernizações para que o local atendesse às normas vigentes. Desde então, a Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo (AFPESP) empreendeu uma série de reformas e reuniões junto a órgãos reguladores e representantes públicos para garantir a retomada da operação.

O presidente da AFPESP, Artur Marques, destacou o empenho de diversas lideranças para que a reabertura se concretizasse. “Todas essas pessoas trabalharam firme com o objetivo de resolver a desinterdição das fontes, tanto em Brasília, junto ao Ministério de Minas e Energia, como no escritório da ANM em São Paulo”, afirmou. A mobilização incluiu reuniões da Diretoria Executiva da AFPESP com a Prefeitura de Socorro e viagens a Brasília para tratar diretamente do assunto com a Agência Nacional de Mineração.

Para atender às exigências da ANM, a Coordenadoria de Meio Ambiente da AFPESP promoveu melhorias como a revitalização completa da fonte, obras de alvenaria e revestimento, cercamento da área da surgência, instalação de tubulação de aço inox de padrão alimentício e estudos técnicos de monitoramento da qualidade da água.

Histórico da Fonte Pompeia

A Fonte Pompeia, originalmente dividida em Pompeia I e II, recebeu o título de lavra em 1957. Embora localizada dentro da propriedade da AFPESP, sempre esteve aberta gratuitamente à população de Socorro. A interdição de 2022 ocorreu devido às mudanças na legislação sobre fontes e surgências, que demandaram novas adequações.

Com a liberação da ANM, a Fonte Pompeia volta a operar dentro dos padrões exigidos, garantindo segurança e qualidade para os visitantes que desejam usufruir da água mineral natural do local.

Compartilhe:
Top
Prefeitura Municipal da Estância de Socorro
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.