Formações valorizam a importância da música para a educação

Vincular práticas que integrem a música aos processos de ensino e aprendizagem estimula criatividade, raciocínio lógico, oralidade, coordenação motora, concentração e imaginação. Além disso, a música também pode ser uma ferramenta poderosa para promover a inclusão e a integração social.

Nesse sentido a Secretaria de Educação da Prefeitura de Socorro promoveu uma capacitação para professores da Educação Infantil e das Creches Municipais na Escola Municipal Professora Elisabeth Frias Pares. As formadoras Daniella de Moura Pereira Robbi e Liamar Mayer de Paula abordaram o tema “Interfaces e correlações entre a matemática e a música”.

Os educadores conheceram mais sobre como essa abordagem interdisciplinar é enriquecedora. A formação também incentivou práticas pedagógicas alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Professores das Creches Municipais também participaram de ação semelhante, dessa vez com a formadora Bárbara Lattanzi, que medicou o encontro com o tema “Musicalização na prática”. Os participantes aprenderam estratégias para integrar a música em suas atividades diárias, reconhecendo a importância da musicalização no desenvolvimento das crianças.

A secretária de Educação da Prefeitura de Socorro, Daniele Ferreira Torres Silloto, comenta que “essas iniciativas contribuem para uma educação mais abrangente e significativa, promovendo o desenvolvimento integral dos alunos”.