Furgão com cinema movido a energia solar faz exibição em Socorro

O CineSolar, primeiro cinema itinerante movido a energia solar do Brasil, chega a Socorro para uma exibição gratuita na Praça do Amanhã (Antiga Rodoviária) – Praça Rachid José Maluf, na quinta-feira (28/03), às 19h. Serão exibidos curtas-metragens infantis e o filme “Sing 2”.

A exibição é realizada por meio de um furgão. O veículo é adaptado com as placas fotovoltaicas no teto e carrega todo o cinema: as cadeiras e banquetas, os sistemas de conversão de energia e armazenamento, de som e projeção, incluindo a tela.

A idealizadora do CineSolar, Cynthia Alario, comenta que “o CineSolar é uma alternativa de programação cultural gratuita e ao ar livre para todos”.

Lançado pela Brazucah Produções há 11 anos, o CineSolar transforma espaços públicos e abertos em salas de cinema. O projeto cumpre 10 dos 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) e já percorreu mais de 302 mil quilômetros pelo país, com o objetivo de democratizar o acesso às produções audiovisuais, promover ações e práticas sustentáveis, a inclusão social e difundir a tecnologia da geração de energia solar.

A 7ª edição do CineSolar é viabilizada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da CPFL Energia, apoio do Instituto CPFL e da Prefeitura Municipal de Socorro, por meio da Secretaria de Cultura, e é realizada pela Brazucah Produções, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Sessões de Cinema

Data: Quinta-feira (28/03)
Horários:
19h – 1ª sessão: curtas-metragens infantis e ambientais
20h – 2ª sessão: ‘Sing 2’
Entrada: livre – não precisa de ingresso
Atração: pipoca de graça e visita ao furgão do CineSolar
Local: Praça do Amanhã (Antiga Rodoviária) – Praça Rachid José Maluf, s/n – Centro – Socorro/SP

SINOPSES DOS FILMES

1ª sessão

Os curtas-metragens infantis e ambientais com a temática “Protagonistas do Amanhã: Moldando o Futuro” foram selecionados pela curadora e diretora artística Ana Arruda, da Sétima Produções Culturais, idealizadora e diretora do Curta Brasília – Festival Internacional de Curta-metragem.

‘Bao’ – Direção: Domee Shi – EUA – 8min – Animação/2018 – Livre
Sofrendo com a ausência do filho, uma mãe volta a ver sentido na vida quando um dos bolinhos que preparou ganha vida. Ela então começa a cuidar da criatura dando-lhe todo o amor e carinho. Mas, de forma inesperada, ele cresce e ganha independência, deixando sua criadora triste mais uma vez.

‘Valentino’ – Direção: Cassiana Maranha – Paraíba/2014 – Ficção – 4 minutos – Livre
Valentino tem nove anos, quando é apresentado à música por sua amiga da mesma idade, Sofia. Ele se encanta e um novo mundo se abre ao pequeno garoto. Valentino decide ser músico. Só um detalhe: ele possui surdez profunda. Uma história sobre a realização do improvável, a determinação para alcançar um objetivo e o valor do amor. Valentino ouve menos e sente mais.

‘Lily’s Hair’ – Direção: Raphael Gustavo da Silva – Goiás – 14min – Ficção/2019 – Livre
Audiodescrição, closed caption, libras
Lily é uma garota negra que não gosta de seus cabelos. Com a ajuda de Caio, seu amigo cadeirante, tenta ter os cabelos do jeito que sempre sonhou.

‘A Incrível Aventura das Sonhadoras Crianças contra Lixeira Furada e Capitão Sujeira’ – Direção: Beatriz Ohana – Rio de Janeiro/2019 – Ficção – 15 min – Livre
Quando o lixo só cresce e os adultos não dão conta do problema, João Pedro, Sophia e as crianças do QG dos Sonhadores entram em ação para derrotar os inimigos do bairro: Lixeira Furada e Capitão Sujeira. Uma aventura cheia de imaginação, que apresenta o olhar de crianças sobre o lugar em que vivem.

2ª sessão

‘Sing 2’ – Direção: Garth Jennings – 1h50min – Animação/2021 – Livre
Na glamourosa cidade de Redshore, Buster Moon e a galera enfrentam seus medos, fazem novos amigos e superam seus limites em uma jornada para convencer o recluso astro Clay Calloway a subir aos palcos novamente.