Pular para o conteúdo

Governo do Estado de São Paulo em parceria com a Secretaria de Cultura de Socorro abrem inscrições para o bloco de “Oficinas Culturais – Formação para o Interior”, para o mês de setembro

Marcos Faria Junior
Comunicação/PrefeituraO Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Poiesis e Oficinas Culturais, em parceria com a Secretaria de Cultura de Socorro, realizarão o bloco de ‘’Oficinas Culturais – Formação para o Interior’’, para mais um bloco do mês de setembro. As Inscrições estarão abertas até as datas previstas de cada curso, o evento será realizado no mês de setembro, online e totalmente gratuito.Esperamos que os encontros possibilitados por essas atividades sejam interessantes, produtivos e um respiro no momento difícil que estamos vivendo.

 

 

OFICINA: MULHERES NA FOTOGRAFIA II

Coordenação: Melissa Szymanski

Datas e horários:

Turma A: 1º, 3, 8 e 10 de setembro, das 10h às 12h

Turma B: 13, 15, 20 e 22 de setembro, das 14h às 16h

Turma C: 21, 23, 28 e 30 de setembro, das 14h às 16h

Inscrições: 6 a 24 de agosto

Link para o formulário de inscrição:  https://forms.gle/8TfqRxhEnA2Njs2t7

A oficina propõe evidenciar a mulher na arte e, por consequência, na área de fotografia. Serão mostradas as peculiaridades da trajetória, contextos históricos e, principalmente, como cada fotógrafa cria, interpreta e realiza uma imagem nas suas diferentes esferas. A partir da apresentação das fotógrafas, será proposto um exercício prático que os participantes deverão realizar durante o período da atividade e mostrar as fotos para análise no último encontro.

OFICINA: CARTOGRAFIA DO PENSAMENTO QUEER

Coordenação: Rafael Leopoldo

Datas e horários:  1º, 3, 8 e 10 de setembro – 14h às 16h

Inscrições: 6 a 24 de agosto

Link do formulário: https://forms.gle/fuGPHYD4REFKi7aL8

Os participantes desta oficina serão introduzidos aos estudos queer. Nesse sentido será apresentada uma cartografia do pensamento queer perpassando tanto uma perspectiva histórica quanto uma apresentação panorâmica.

OFICINA DE CANTO E VIVÊNCIA MUSICAL

Coordenação: Glaucia Mortensen

Turma A: 1º, 2 e 8 de setembro, das 18h até 20h

Turma B: 13, 15 e 17 de setembro  das 14h até 16h

Turma C: 24, 27 e 29 de setembro das 10h às 12h

Inscrições: 6 a 24 de agosto

Link de inscrição: https://forms.gle/87LQEiGs9vYcetF18

A Oficina propõe atividades musicais criativas e sensíveis, através do Canto e da Percepção, trabalhando afinação em canções, escalas, acordes, ritmo, coordenação, desenvolvendo a memória musical e a organização da escuta. A atividade abordará o controle da respiração, aquecimento vocal; emissão, sustentação, colocação, projeção e a aplicação técnica no repertório.

OFICINA DE AUDIOVISUAL: VIDEOCLIPE E ARTES

Coordenação: Cleiner Micceno

Turma A: 2, 9, 14 e 16 de setembro, 14h às 16h

Turma B: 21, 23, 28 e 30 de setembro, 10h às 12h

Inscrições: 6 a 24 de agosto

Link de inscrição: https://forms.gle/PkK7hehm5tHzJmbm6

O curso visa facilitar a produção de vídeos digitais passando aos participantes técnicas de gravação com câmeras simples, de modo a mostrar a viabilidade da produção e divulgação de trabalhos pessoais ligados a música ou artes em geral.

PALESTRA: PEQUENAS NOTAS [EM PRIMEIRA PESSOA] PARA (CURA)DORIAS TRANSGRESSORAS

Coordenação: Nutyelly Cena e Thanity Andrade

Data e horário: 2 de setembro, das 17h às 20h

Inscrições: 6 a 26 de agosto

Link do formulário: https://forms.gle/qNcwqxDe4J4HAP1GA

A oficina tem o objetivo de apresentar reflexões em torno do conhecimento sobre o processo de curadorias e exposições museológicas, tendo em vista que são aspectos centrais trabalhados nos estudos do campo museológico. Dessa forma, pretendemos anunciar perspectivas de práticas curatoriais transgressoras a partir de exemplos autobiográficos das proponentes.

#gestaocultural

WORKSHOP DOBRAR SONHOS

Coordenação: Marcio Grou

Data e horário: 3 de setembro, das 14h às 16h

Inscrições: 6 a 26 de agosto

Link para o Formulário: https://forms.gle/VwNec8gCZJq8Ra6NA

Dobrar Histórias: Origami e Narrativas é um convite a repensar o papel como suporte e matéria de construção de laços entre literatura e saberes que ‘desdobrados’ nesta técnica são suporte de memória e reflexão. Em Dobrar Sonhos temos contos dobrados em origami. Somos convidados a observar o origami como recurso narrativo na construção de histórias e conhecer a lenda do Baku, comedor de sonhos.

CLUBE DE LEITURA: LENDO HILDA HILST E LYGIA FAGUNDES TELLES

Coordenação: Bruna Kalil Othero

Data e Horários: 8, 13, 15, 20, 22, 27 e 29 de setembro, das 18h às 20h.

Inscrições: 6 a 25 de agosto

Link de inscrição: https://forms.gle/P2U6K2fdBbiBLemZ9

Sinopse:

A presente atividade pretende estimular os/as participantes a lerem e entrarem em um contato mais profundo com a obra de Hilda Hilst e Lygia Fagundes Telles, sobretudo por meio da leitura de contos das autoras. Além disso, discutiremos também o conto como uma forma literária, e leremos entrevistas e artigos sobre as escritoras, de maneira a aprofundar o conhecimento dos/das leitores/as.

Compartilhe:
Top