Guarda Civil Municipal completa 39 anos de serviços prestados à população socorrense

A Guarda Civil Municipal de Socorro completa 39 anos de atividade neste dia 1º de março. Criada em 26 de dezembro de 1984 pela Lei Municipal nº 1862/1984, de autoria do então prefeito Valdir Bortolasso, a corporação iniciou suas operações em 1º de março de 1985, com um efetivo de quinze homens.

Em 1º de agosto de 1994, entrou em atividade a primeira equipe feminina da Guarda Civil Municipal, com nove integrantes.

Atualmente, a Guarda Civil Municipal conta com um efetivo de 57 agentes em atividade, sendo 48 homens e 9 mulheres. A corporação está sob comando do GCM José Orlando Mucciacito e tem como subcomandante o GCM Edson Amaro do Couto. É ligada à Secretaria Municipal de Segurança e Defesa do Cidadão, conduzida pelo secretário William Morais. Na gestão do prefeito Ricardo Lopes, a Guarda Civil Municipal tem sido um dos serviços melhor avaliados pela população.

O dia 1º de março, além de aniversário da corporação, passou a ser celebrado como o Dia do Guarda Municipal em Socorro, devido à Lei Municipal nº 4151/2018, de autoria do vereador licenciado William de Morais.

Celebração do 39º aniversário da GCM e entrega de insígnias

Na próxima quarta-feira, 06 de março, às 19h30, o auditório do Centro Administrativo Municipal “Prof. Imir Baladi”, na Prefeitura de Socorro (Avenida José Maria de Faria, nº 71, Salto), haverá Solenidade em celebração do 39º aniversário da Guarda Civil Municipal e entrega de insígnias de patente aos GCMs.

A entrega de insígnias de patente faz parte do processo de promoção de classes, realizado pela Secretaria de Segurança e Defesa do Cidadão da Prefeitura de Socorro. Foram aplicadas provas intelectuais e físicas, para ocupação das vagas existentes de Classe Especial, Distinta e Inspetor.