Pular para o conteúdo

Horta Urbana Agroecológica é revitalizada

Horta Urbana Agroecológica é revitalizada

A patrulha agrícola do Departamento de Desenvolvimento Rural da Prefeitura de Socorro executa, ao longo do ano de 2023, a renovação do plantio de hortaliças nos canteiros da Horta Urbana Agroecológica, no Jardim Teixeira. Nas hortas urbanas, o alimento é produzido pelo manejo orgânico e os participantes, em conformidade à Lei Municipal Nº 4397/2021, podem consumir, doar, trocar ou comercializar suas produções.

O programa pretende, entre outras metas, manter terrenos limpos; incentivar práticas sustentáveis; criar hábitos de alimentação saudável, sem utilização de agrotóxicos e contribuir para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, definidos pela Organização das Nações Unidas na Agenda 2030.

Na recente reorganização dos espaços, um canteiro foi destinado ao cultivo de plantas medicinais e aromáticas. Para conhecer novas espécies, seus benefícios e formas de uso, além de coletar mudas, o grupo participou de uma visita técnica, organizada pela agrônoma Tamy R. Fregonesi, ao Projeto Mandala – um espaço de promoção de saúde integral. Estiveram no encontro a idealizadora do projeto, Dra. Beatriz de Oliveira Santos e sua equipe, e a farmacêutica especialista em plantas medicinais, Cássia Furlan.

O diretor de Desenvolvimento Rural, Alexandre Moreira explica que hortas como esta contribuem para a qualidade de vida da população, por meio do uso sustentável dos recursos ambientais e da oferta e consumo de alimentos saudáveis. “É o uso de um espaço público colaborando para a segurança alimentar dos participantes e da comunidade”, comenta.

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável atua para que mais espaços como esse sejam criados no município. A Horta Urbana Agroecológica fica à Rua Djanira Camargo Marques, Jardim Teixeira. Mais informações podem ser obtidas, em horário comercial, no Departamento de Desenvolvimento Rural – Espaço do Produtor Rural “Engenheiro Agrônomo Joaquim Gilberto Vieira”, ou pelo telefone (19) 3895-6430.

Compartilhe:
Top