Pular para o conteúdo

Incentivo à Leitura e Formação de Leitores na Rede Municipal de Educação

A Rede Municipal de Educação de Socorro faz parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, uma iniciativa em colaboração entre União, estados, Distrito Federal e municípios, visando garantir a alfabetização de 100% das crianças do país até o final do 2° ano do ensino fundamental. Além disso, busca-se recompor as aprendizagens afetadas pela pandemia, com foco na alfabetização de crianças matriculadas do 3° ao 5° ano.

Dentre as ações deste compromisso está a viabilização para a instalação de espaços de incentivo a práticas de leitura em sala de aulas apropriados à faixa etária, ao contexto sociocultural, ao gênero e ao pertencimento étnico-racial dos estudantes, conforme o Decreto 11.556, de 12 de junho de 2023, que instituiu o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e estipulou em seu art. 29 incisos II e III, a disponibilização de recursos pedagógicos, equipamentos, materiais e outros insumos utilizados pelas redes de ensino para a implementação dos programas de alfabetização.

O objetivo desses espaços é promover a interação das crianças com os livros, desenvolvendo nelas o hábito e o gosto pela leitura. Na Rede Municipal de Socorro, diversas escolas já implementaram os Cantinhos de Leitura, como a EM Prof.ª Esther de Camargo Toledo Teixeira, EM Prof. Eduardo Rodrigues de Carvalho, EM Agudo e EM Rio do Peixe. A iniciativa visa trazer estes espaços e o incentivo à leitura e tem sido aprovada pelos alunos, como pode ser verificado pela Professora Cristina Barel do Bairro Agudo, a qual recolheu por escrito as declarações de seus alunos do quanto gostaram do cantinho, além de ouvir seus alunos dizendo aos outros “Você viu que legal o cantinho da leitura!”

A diretora Adriana Mara, da Escola Prof.ª Esther de Camargo, destacou a importância de uma prática de leitura que desperte o desejo de ler nos alunos. Segundo ela, criar condições favoráveis para essa prática é essencial para despertar a curiosidade dos leitores. “O incentivo à leitura dentro das escolas contribui não apenas para a formação acadêmica, mas também para o desenvolvimento pessoal e social dos estudantes”, afirma.

Compartilhe:
Top