Instituto Municipal da Criança comemora dois anos com mais de 28 mil atendimentos

A Prefeitura de Socorro inaugurou, em setembro 2021, o Instituto Municipal da Criança, um espaço que oferece atendimento especializado às crianças. Em dois anos, a equipe do Instituto realizou 28.587 atendimentos nas áreas de enfermagem, pediatria, nutrição, fisioterapia, terapia ocupacional e psicologia.

Em junho, foi iniciada a operação do Pronto Atendimento Pediátrico, que atende sem necessidade de agendamento prévio e chega a atender 50 crianças/dia. Dessa forma, os pais podem levar seus filhos sempre que houver necessidade de atendimento médico imediato. A implantação desse serviço reduziu em cerca de 80% o número de crianças que seriam atendidas no Pronto Atendimento da Santa Casa de Socorro.

Com o aumento da demanda, o Instituto ganhou um novo espaço, que passou a operar em outubro e deu mais conforto à realização das consultas eletivas e também do Pronto Atendimento Pediátrico.

A unidade de saúde homenageia Izabel de Almeida Cardoso, popularmente conhecida como Dona Bel, que trabalhou por cerca de 30 anos no hospital “Dr. Renato Silva”, auxiliando a realização de milhares de partos. Atende do recém-nascido, que faz ali a primeira vacina e puericultura, até os 12 anos, atuando na detecção e tratamento precoce de problemas de saúde.

Para a Secretária de Saúde da Prefeitura de Socorro, Elisângela Marciela Lopes, o Instituto Municipal da Criança é um exemplo do trabalho que é realizado em Socorro. “Com dedicação do prefeito e vice-prefeito, da Secretaria de Saúde e, principalmente, da nossa equipe, a cidade se tornou um modelo de inovação. A descentralização da saúde permite que Socorro vá além da atenção básica, proporcionando melhor atendimento à população”.

O prefeito Ricardo Lopes comenta que “o Instituto Municipal da Criança era um sonho que se tornou realidade com planejamento e investimento na saúde. Contudo, nada disso seria possível sem a dedicação dos profissionais que atuam na unidade, uma equipe que humaniza esse espaço e atende as crianças como se fossem nossos filhos”.

O Instituto Municipal da Criança funciona à na Rua José Peretto, 264, Centro, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30, e conta com uma equipe multidisciplinar. Os atendimentos podem ser agendados no local, ou pelo Telefone/WhatsApp (19) 99980-2686.