Lei Paulo Gustavo valoriza manifestações culturais e movimenta a economia em Socorro

O setor cultural foi um dos mais afetados pela pandemia da covid-19. Para atender às necessidades dos agentes culturais, nos anos de 2020 e 2021, a Secretaria de Cultura da Prefeitura de Socorro realizou uma série de ações emergenciais. Atualmente, mesmo com o investimento e com a retomada das atividades, o setor cultural ainda sofre com os reflexos da pandemia.

A Lei Paulo Gustavo (Lei nº195 de 8 de julho de 2022) chega como uma ação fundamental para suprir essa demanda de maneira democrática. Os recursos da Lei são provenientes do Fundo Nacional da Cultura (FNC), que fez repasses para os Estados, Municípios e Distrito Federal, para aplicação direta no setor cultural.

As ações desenvolvidas para a implantação da lei pela Secretaria de Cultura de Socorro/SP foram norteadas pela escuta ativa da população e dos agentes culturais/artistas, prezando pela gestão participativa. A cidade realizou audiência pública, fórum de debate público, reuniões, cadastro de artistas e teve o apoio do COMUPC – Conselho Municipal de Políticas Culturais, discutindo amplamente com a população os mecanismos de acesso da lei no município, garantindo que os recursos fossem adequadamente aplicados.

Os editais elaborados pela Secretaria de Cultura para as Demais Áreas Culturais, com base nas consultas públicas, abrangeram 28 apresentações de música, incluindo grupos folclóricos, 15 oficinas de artesanato, 12 oficinas de artes plásticas, 2 oficinas de literatura, 4 apresentações de teatro itinerante e 1 apresentação de stand-up comedy, com aporte financeiro de R$ 103.665,27.

A implantação da Lei Paulo Gustavo em Socorro tem como principal objetivo a promoção do desenvolvimento econômico sustentável do setor cultural no município e a movimentação da economia criativa. Com o investimento que está sendo feito na cultura é possível fomentar os artistas locais, proporcionar, gratuitamente, entretenimento cultural de alta qualidade à população da cidade e atrair turistas, movimentando a economia.

Os projetos contemplados foram desenvolvidos de maneira coletiva, abrangendo a maior quantidade possível de artistas socorrenses e democratizando o acesso aos recursos. E, como resultado desse trabalho, iniciado em maio, foi desenvolvida uma programação cultural que faz parte do Socorro Luzes de Natal 2023.

Veja a programação completa em www.socorroluzesdenatal.com.br

A programação do Socorro Luzes de Natal 2023 é uma realização do Instituto Cultura e Arte – ICA, Conselho Municipal de Políticas Culturais – COMUPC, Secretaria Municipal de Cultura, Prefeitura Municipal de Socorro, Lei Paulo Gustavo e Ministério da Cultura.