Um dos eixos do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada é a formação dos profissionais da educação. Para isso, a Rede Municipal de Socorro participa das formações LEEI – Leitura e Escrita na Educação Infantil, direcionada a professores de alunos de quatro e cinco anos, e também do Alfabetiza Juntos, voltado para professores de turmas de seis e sete anos.
As formadoras municipais Erika Nascimento Rosa e Sara Zeferino realizaram o segundo encontro formativo do LEEI com os professores no dia 13 de maio, na sala de palestras da Secretaria de Educação. O tema “Literatura e Arte” proporcionou reflexões e momentos de compartilhamento de práticas e vivências, as chamadas “escrevivências”.
A formação teve início com as cursistas apresentando memórias significativas da infância, a partir de um objeto que evocava essas lembranças, seguidas pela narrativa de como se tornaram professoras. Erika Nascimento Rosa iniciou a sessão com a leitura de “Olhos D’Água”, de Conceição Evaristo, uma importante obra da literatura afro-brasileira.
Durante o encontro, outras leituras e discussões sobre literatura enriqueceram a sessão, com a ativa participação dos professores, cujas reflexões trouxeram valiosas contribuições. As formações continuarão ao longo do ano letivo de 2024, seguindo um cronograma já organizado e disponibilizado aos professores.
Vale ressaltar que as formadoras municipais participam da formação no Pólo da Unicamp, sob a orientação da formadora Heloisa Proença, e a partir dessa experiência, organizam os encontros municipais com os professores da rede. O grande objetivo desta formação é garantir que a leitura, escrita e oralidade recebam um olhar mais aprofundado, convertendo-se em propostas intencionais nas unidades escolares. Isso contribuirá para as aprendizagens dos alunos e, principalmente, para a formação de leitores e escritores, destaca a secretária de Educação, Daniele Ferreira Torres Silotto.
Compromisso Nacional Criança Alfabetizada
A Rede Municipal de Educação de Socorro faz parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, que é uma Política Nacional em regime de colaboração entre União, estados, Distrito Federal e municípios, que almeja, por meio da conjugação dos esforços, garantir o direito à alfabetização de todas as crianças do País.
O objetivo central é assegurar que 100% das crianças brasileiras estejam alfabetizadas ao final do 2° ano do ensino fundamental, além da recomposição das aprendizagens, com foco na alfabetização de 100% das crianças matriculadas no 3°, 4° e 5° ano afetadas pela pandemia.