“Maleta dos Sentimentos” busca incentivar amor à leitura na rede municipal de ensino

O Projeto “Maleta dos Sentimentos” é uma iniciativa da Creche Municipal Professora Filomena Coli Gurgel Barbosa com o objetivo de fomentar o amor pela leitura entre os alunos desde os primeiros anos de vida.

Ao reconhecer a leitura como uma ferramenta crucial para a compreensão do mundo, o projeto busca não apenas desenvolver habilidades linguísticas e ampliar o vocabulário, mas também estimular a criatividade e a imaginação das crianças.

A leitura é uma atividade que pode e deve ser incentivada tanto na escola quanto em casa. Com o “Maleta dos Sentimentos”, a intenção é envolver as famílias no processo educacional, promovendo uma maior participação delas na vida escolar dos pequenos. Além disso, o projeto visa abordar os diversos sentimentos que permeiam o cotidiano escolar, familiar e social, contribuindo para o desenvolvimento emocional dos alunos.

Para dar início ao projeto, a Coordenação Pedagógica apresentou durante o HTPC (Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo) o tema “A importância da leitura nos primeiros anos em sala de aula”. Após o estudo, as professoras participaram de uma oficina para a confecção das Maletas dos Sentimentos, que serão utilizadas ao longo do ano letivo.