Melhor proposta do Sudeste, Socorro assina convênio para investimento de mais de R$ 900 mil em compostagem e agricultura urbana e periurbana

A Prefeitura de Socorro assinou, na última sexta-feira, 15 de dezembro, convênio com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) para ampliação e aperfeiçoamento de programa de compostagem e agricultura urbana e periurbana no município. Dentre as 167 propostas inscritas de todo o Brasil, o projeto socorrense alcançou o primeiro lugar da região Sudeste e a terceira posição do país.

O chamamento público apoia projetos inovadores de compostagem e agricultura urbana e periurbana. Socorro obteve 93 pontos e receberá aporte financeiro do MMA no valor de R$ 916.228,90.

Participaram da assinatura do convênio os representantes do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA): Adalberto Felício Maluf Filho secretário de Meio Ambiente Urbano e Qualidade Ambiental; e João Paulo Capobianco, secretário-Executivo do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima; o prefeito Ricardo Lopes; o vice-prefeito Henrique Cézar; ex-prefeito André Bozola; o presidente da Câmara Municipal, Airton Benedito Domingues de Souza; além de vereadores, representantes da cooperativa Corenova; o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura de Socorro, Tiago Sartori, e equipe da secretaria.

O prefeito Ricardo Lopes reforça que “a conquista de Socorro não apenas destaca o município no cenário nacional, como também traz recursos significativos para impulsionar iniciativas ambientais, mostrando o trabalho por um futuro sustentável”.

O projeto beneficiará, direta ou indiretamente, toda a população da cidade. A compostagem atenderá a 3 mil estudantes de 15 escolas, grandes geradores e moradores do Jardim Gollo. As hortas urbanas agroecológicas serão utilizadas na merenda de 2 mil alunos e ainda poderão atender cerca de 1,8 mil moradores de seu entorno. Os compostos orgânicos serão distribuídos a escolas, postos de saúde e hortas urbanas e periurbanas, beneficiando mais de 7 mil pessoas.

O Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura de Socorro, Tiago Sartori, explica que o projeto valoriza a qualidade ambiental, a conservação e o uso sustentável de recursos naturais. “Mobilizar grandes geradores e a comunidade é uma forma eficaz de combater as mudanças climáticas, prover segurança alimentar, proporcionar inclusão socioeconômica e estender a vida útil do Aterro Sanitário Municipal”.