Mini conferências iniciam ações da Conferência Municipal de Saúde

A fim de criar espaços de diálogo entre governo e sociedade, para a construção de políticas públicas voltadas ao Sistema Único de Saúde (SUS), a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Socorro realiza, no dia 3 de março, a 3º Conferência Municipal de Saúde. Sediado no Auditório “Benedito Gilmar Pinto” (no Centro Administrativo), o evento estimula o debate e a proposição de soluções para a área da saúde.

Para estender a participação popular, bem como permitir que as prioridades de cada região sejam pautadas na Conferência Municipal, serão realizadas, a partir do dia 1º de fevereiro, mini conferências sediadas nas unidades de saúde da cidade.

Veja as datas das primeiras reuniões

• Dia 1 de fevereiro, às 18h, na ESF Salto “Alberto (Tata) Niero” (Estrada Municipal Celestino de Pompeia Calafiori, n.º 24 — Salto);
  • Dia 2 de fevereiro, às 19h, na ESF Oratório “Pref. Wandir de Faria” (Estrada Municipal do Bairro do Oratório, s/n. — Oratório);
  • Dia 6 de fevereiro, às 13h30, na ESF São Bento “Dr. João Baptista Pedroso de Campos” (Rua Coronel Florêncio Esperidião, n.º 75 — São Bento);
  • Dia 7 de fevereiro, às 19h, na ESF Vila Palmira “Izidoro Villibor” (Rua Estevam Bozola, n.º 195 — Vila Palmira).

As Conferências de Saúde

A Conferência Municipal de Saúde é um espaço de construção de políticas de saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) na cidade. Na conferência, a população pode expressar suas demandas e pleitear ações, criando objetivos de médio e longo prazo para o desenvolvimento e execução de políticas públicas para o setor. Após a conferência, as propostas, debatidas e sistematizadas, são incorporadas ao Plano Municipal de Saúde.

A articulação municipal é o primeiro passo do processo de diálogo com a sociedade. O movimento é continuado pela etapa estadual da conferência, realizada de abril a maio. Por fim, entre os dias 2 a 5 de julho deste ano, a 17ª Conferência Nacional de Saúde, organizada pelo Ministério da Saúde e pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), conclui o processo e traça diretrizes para a melhoria da saúde pública no Brasil para os próximos anos.