Mostra Internacional Totem das Cores presenteia Socorro com obras de arte

Da esquerda para a direita: Acácio Zavanella, Secretário de Cultura, Marinilda Boulay, presidente do ITC, Diretora da MITC, Prefeito J. Ricardo Lopes e Luka Fagundes, presidente do ICA, Instituto Cultura & Arte.

Com inscrições abertas para a edição de 2024, a MITC, Mostra Internacional Totem das Cores já deixou sua marca em Socorro. O prefeito, Ricardo Lopes, recebeu duas obras significativas da edição passada como um presente para a cidade.

Uma das peças é uma pintura em óleo sobre tela, de Sidney Nofal, artista, poeta e escritor de Campo Grande (MS). A outra, uma escultura em cerâmica do Coletivo “Ubuntu do Barro” de São Mateus (ES), que recebeu uma “Menção Incentivo” dos curadores da Totem das Cores, fortalecendo a ligação artística entre as cidades de Socorro e São Mateus.

Com mais de 200 obras de 179 artistas na edição anterior, a MITC 2024 promete repetir o sucesso. Este ano ela será realizada no Museu Municipal, de 06 de setembro a 05 de outubro. O evento é organizado pelo ITC, Instituto Totem Cultural, em colaboração com a Prefeitura Municipal de Socorro, Secretarias de Cultura e de Turismo, Conselho Municipal de Políticas Culturais, Museu Municipal, ICA, EMACs e Copaíba.

Marinilda Boulay, presidente do ITC, destaca a continuidade da parceria com o ICA e o EMACS – Encontro de Música & Artes do Conservatório de Socorro, que completa 10 anos em 2024. “Essa sinergia enriquece os dois eventos”, comenta.

Além disso, a MITC 2024 estabelece uma nova colaboração com a associação ambientalista Copaíba, que celebra 25 anos dedicados à restauração da Mata Atlântica e matas ciliares. “A arte tem um papel crucial na conscientização ambiental, essencial para a preservação da vida”, ressalta Boulay.

Artistas interessados em participar da MITC 2024 têm até o dia 20 de maio para se inscrever através do site: https://totemcultural.org.br/expo/