Pular para o conteúdo

Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável transforma 46 toneladas de resíduos orgânicos em Adubo

A Prefeitura de Socorro, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, vem realizando o projeto-piloto de compostagem de resíduos orgânicos “Vira Adubo”, obtendo grandes resultados.

Aproximadamente metade dos resíduos urbanos é constituída por resíduos orgânicos. O mau gerenciamento desses resíduos gera poluição da água e solo, além de gastos ao município. Reaproveitar os resíduos orgânicos geram benefícios econômicos, sociais e ambientais.

O material orgânico é coletado em seis escolas públicas municipais, além do Centro Administrativo, Jardim Golo e Grinbergs Village Hotel, logo após seguem para o Complexo Ambiental Municipal onde junto com os restos de poda da arborização urbana e jardinagem, passam pelo processo de compostagem até se tornarem o composto orgânico. Tal processo leva de quatro a seis meses para ser utilizado na adubação orgânica de hortas, pomares e jardins.

No ano de 2021, 46 toneladas de restos de alimentos foram reaproveitados para a produção de composto orgânico. Além dos ganhos para o meio ambiente, o programa Vira Adubo ajuda a prolongar a vida do Aterro Sanitário Municipal.

‘’O projeto é de extrema importância para nosso município, pois além de colaborar na economia com aquisição de adubos pelos agricultores ajuda na economia circular, o que antes era resíduo jogado no lixo, passa a ser recurso na mão de agricultores’’ – comenta o secretário de Meio Ambiente, Tiago Sartori.

Compartilhe:
Top
Prefeitura Municipal da Estância de Socorro
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.