Município VerdeAzul: Socorro está entre as seis melhores cidades do Estado em sua categoria

Socorro recebeu, na tarde de terça-feira (19/12), a certificação por sua posição no Ranking Ambiental do Programa Município VerdeAzul – PMVA, outorgado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística. A cidade ficou na sexta posição entre os municípios com 10.000 a 49.999 habitantes, com a pontuação de 94 pontos de 100 possíveis. O evento, realizado no Palácio dos Bandeirantes, na capital paulista, reconheceu o trabalho de Socorro e demais municípios de São Paulo com o desenvolvimento sustentável e a gestão ambiental.

O evento contou com a presença do governador Tarcísio Gomes de Freitas; da Secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo, Natália Resende; dentre outras autoridades. O prefeito de Socorro, Ricardo Lopes, bem como o secretário Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Tiago Sartori; a diretora de Meio Ambiente, Guilia Defendi; e a bióloga Juliana Santin representaram a cidade na certificação.

O Município VerdeAzul visa alinhar a gestão ambiental do Estado e dos municípios, proporcionando capacitações e apoio técnico para as prefeituras. O ciclo referente aos anos 2022 e 2023 incluiu critérios mais objetivos de avaliação, como passivos ambientais, e retomou seu calendário anual de atividades. As ações propostas são organizadas em dez diretivas que abrangem temas estratégicos, como Governança Ambiental, Avanço na Sustentabilidade, Educação Ambiental, Uso do Solo, Gestão das Águas, Esgoto Coletado e Tratado, Resíduos Sólidos, Qualidade do Ar, Arborização Urbana e Biodiversidade.

Tiago Sartori explicou que “o trabalho é coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, mas envolve toda a Prefeitura. Os projetos ambientais que Socorro executa em diversas áreas contribuem para uma cidade mais sustentável nas áreas. Realizamos ações de coleta seletiva, gestão de resíduos, arborização urbana, saneamento rural, compostagem, causa animal, entre outros. A certificação é a comprovação da efetividade desse trabalho”.

O prefeito Ricardo Lopes, parabenizou a equipe da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, bem como o de toda a equipe da Prefeitura e a população socorrense. “Essa certificação demonstra não somente nosso compromisso com o meio ambiente e a sustentabilidade, mas também a eficiência da gestão pública e a cooperação entre os setores da Prefeitura em conjunto com Sociedade Civil”.