Pular para o conteúdo

Museu de Socorro abre exposições para despertar consciência em torno da preservação e consumo consciente da água

Museu de Socorro abre exposições para despertar consciência em torno da preservação e consumo consciente da água

O Museu Municipal “Dr. João Baptista Gomes Ferraz” e a Secretaria de Cultura da Prefeitura Socorro, com apoio do Conselho Municipal de Políticas Culturais (COMUPC) e do Instituto Totem Cultural (ITC), realizam duas exposições sobre o tema da água. A abertura será no sábado, dia 25 de março, às 19h, com o cortejo da Congada de São Benedito e Divino Espírito Santo de Socorro.

Intitulada “Ocê Ano”, a primeira exposição é do Grupo Matilha e tem participação de 20 artistas e curadores de 11 cidades de 4 Estados brasileiros e do Distrito Federal. Com curadoria geral de Oscar D’Ambrosio, a exposição tem como tema a Década do Oceano (2021 – 2030) declarada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e conta com a participação de duas artistas do município (Elsa Farias e Marinilda Boulay) e uma artista convidada, Tania de Maya Pedrosa (AL).

A mostra apresenta pinturas, gravuras, objetos, fotografias, cerâmicas e instalações que buscam reverter o ciclo de declínio na saúde do oceano e criar melhores condições para o seu desenvolvimento sustentável. A divisão da palavra “Oceano” em “Ocê” e “Ano” no título busca estimular o diálogo com o público. Os visitantes são convidados a interagir com os criadores visuais e se tornar parte integrante do processo expositivo.

A segunda exposição, apresentada paralelamente, é intitulada “Água, origem da vida” e também trata das preocupações relacionadas à água, tendo como foco os mananciais, fontes, ribeirões e rios. A exposição conta com obras de artistas socorrenses, de outras cidades e estados do país, e apresenta como convidado internacional o fotógrafo francês Xavier Roy. Além disso, haverá uma série de atividades paralelas, como oficinas e palestras relacionadas aos temas das exposições.

As exposições ficam abertas ao público até 13 de maio e foram pensadas no contexto do Dia Mundial da Água. Coberta por mais de 70% de água, a Terra possui apenas 3% de água doce e menos de 1% está disponível para consumo. Durante a conferência sobre meio ambiente Eco-92, visando alertar para a necessidade de cuidar desse recurso escasso, a ONU estabeleceu 22 de março como o Dia Mundial da Água.

O Museu Municipal de Socorro “Dr. João Baptista Gomes Ferraz”, localizado à Rua. Antônio Leopoldino, nº 185, Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (19) 3895-8344.

Compartilhe:
Top