Pular para o conteúdo

Museu de Socorro abre exposições para despertar consciência em torno da preservação e consumo consciente da água

Museu de Socorro abre exposições para despertar consciência em torno da preservação e consumo consciente da água

O Museu Municipal “Dr. João Baptista Gomes Ferraz” e a Secretaria de Cultura da Prefeitura Socorro, com apoio do Conselho Municipal de Políticas Culturais (COMUPC) e do Instituto Totem Cultural (ITC), realizam duas exposições sobre o tema da água. A abertura será no sábado, dia 25 de março, às 19h, com o cortejo da Congada de São Benedito e Divino Espírito Santo de Socorro.

Intitulada “Ocê Ano”, a primeira exposição é do Grupo Matilha e tem participação de 20 artistas e curadores de 11 cidades de 4 Estados brasileiros e do Distrito Federal. Com curadoria geral de Oscar D’Ambrosio, a exposição tem como tema a Década do Oceano (2021 – 2030) declarada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e conta com a participação de duas artistas do município (Elsa Farias e Marinilda Boulay) e uma artista convidada, Tania de Maya Pedrosa (AL).

A mostra apresenta pinturas, gravuras, objetos, fotografias, cerâmicas e instalações que buscam reverter o ciclo de declínio na saúde do oceano e criar melhores condições para o seu desenvolvimento sustentável. A divisão da palavra “Oceano” em “Ocê” e “Ano” no título busca estimular o diálogo com o público. Os visitantes são convidados a interagir com os criadores visuais e se tornar parte integrante do processo expositivo.

A segunda exposição, apresentada paralelamente, é intitulada “Água, origem da vida” e também trata das preocupações relacionadas à água, tendo como foco os mananciais, fontes, ribeirões e rios. A exposição conta com obras de artistas socorrenses, de outras cidades e estados do país, e apresenta como convidado internacional o fotógrafo francês Xavier Roy. Além disso, haverá uma série de atividades paralelas, como oficinas e palestras relacionadas aos temas das exposições.

As exposições ficam abertas ao público até 13 de maio e foram pensadas no contexto do Dia Mundial da Água. Coberta por mais de 70% de água, a Terra possui apenas 3% de água doce e menos de 1% está disponível para consumo. Durante a conferência sobre meio ambiente Eco-92, visando alertar para a necessidade de cuidar desse recurso escasso, a ONU estabeleceu 22 de março como o Dia Mundial da Água.

O Museu Municipal de Socorro “Dr. João Baptista Gomes Ferraz”, localizado à Rua. Antônio Leopoldino, nº 185, Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (19) 3895-8344.

Compartilhe:
Top
Prefeitura Municipal da Estância de Socorro
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.