Museu de Socorro e Projeto Cor-Ação apresentam a exposição “Patrimônios Arquitetônicos”, de 21/05 a 27/08

Com  a assinatura da artista plástica e produtora  cultural Rosângela Politano,  fazendo  parte da  comemoração dos 10 anos do Projeto Cor-Ação que atua em torno da  valorização, fomento e resgate da arte, do artista e das nossas tradições, como forma de agradecimento à cidade de Socorro,  que  recebeu o projeto de braços abertos, contribuindo com o sucesso de todas as  atividades nestes 10 anos. Com  47 obras de 37 artistas convidados e 36 pinturas realizadas dentro das oficinas do despertar, oferecidas gratuitamente,  em parceria com a Prefeitura de Socorro, através da sua Secretaria de Cultura.

Segundo a curadora, a escolha do tema foi muito especial e enriquecedora;” a pesquisa  nos levou a um verdadeiro mergulho na história, não somente das famílias mas de toda a sociedade socorrense. Tudo estava ali!  Dentro dos casarões!” disse ela.

Socorro, esta cidade que faz parte do Circuito das Águas Paulista, encravada  na Serra da Mantiqueira,  teve como seus primeiros habitantes os índios Carajás, que moravam em ocas construídas com sapé, através de uma arquitetura  única. Depois ter uma cruz fincada às margens do Rio do Peixe por Simão de Toledo Pizza em 1738 se transformando  ao longo do tempo, e hoje é  em uma cidade cheia de encantos, considerada um importante polo turístico e cultural; sendo a primeira cidade brasileira a receber,  em pleno século XXl, um certificado Cittaslow (cidade do bem-viver). A cidade   tem em seu Patrimônios Arquitetônico,  desde simples casas caipiras  na zona rural, a lindos palacetes e casas urbanas que vão do e colonial ao eclético, passando por vários estilos como o  neocolonial,  barroco, neoclássico, rococó, entre outros.  Um visual agradável, nostálgico e charmoso,  mais um dos atrativos turísticos e exemplo sobre a  importância de se preservar a cultura de um povo, toda nossa história estava  lá!

Dentro dos casarões!

Exposição comemorativa do Projeto Cor-Ação
“Patrimônios Arquitetônicos de Socorro-SP”
Curadoria e coordenação geral: Rosângela Politano