Museu de Socorro é referência em promoção de cultura para a região

João Rossi, curador, conservador e restaurador do Museu de Arte Sacra de São Paulo.

Com suas três décadas de atuação, o Museu Municipal “Dr. João Baptista Gomes Ferraz”, ou simplesmente Museu de Socorro, inaugurado em 9 de agosto de 1992, no 163º aniversário da cidade, já tem um trabalho consolidado.

Sua instalação não poderia ser em local mais apropriado, em uma construção do fim do século XIX, erguida em pau-a-pique e taipa de pilão. Hoje, um moderno anexo oferece espaço e conforto para o desenvolvimento das mais diversas atividades artísticas.

Programação dos 30 anos tem foco na educação

Em outubro, o Museu recebeu o conservador e restaurador do Museu de Arte Sacra de São Paulo e do Mosteiro de São Bento, João Rossi, que ministrou um workshop sobre a importância da reserva técnica para um museu e analisou, com os participantes, os diferentes espaços expositivos da instituição.

A vinda de João Rossi foi viabilizada pelo ITC – Instituto Totem Cultural, que desenvolve projetos de integração entre os museus de Arte Sacra de São Paulo e de Socorro. Ambos apoiaram a realização do workshop, bem como a Prefeitura de Socorro, por meio da Secretaria de Cultura e o Sistema Estadual de Museus – SISEM-SP, instância ligada à Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

O Museu também recebeu, nas últimas semanas, grande número de alunos das escolas Narciso Pieroni e José Franco Craveiro. Esses últimos participaram de oficina ministrada pela presidente do ITC, Marinilda Boulay. A entidade também doou aos alunos 135 livros relacionados à atividade. A continuidade da oficina na escola foi conduzida pelo professor Nicolas Norato.

O Museu funciona de terça-feira a sábado, das 9h às 17h, à Rua Antônio Leopoldino, nº 185, e recebe mostras, oficinas e apresentações de artistas socorrenses e de todos os cantos do país.