Museu de Socorro sedia a exposição coletiva “Santos, Reis, a folia vem cantando e trazendo alegria” até 16 de janeiro

O Museu Municipal da Estância “Dr. João Baptista Gomes Ferraz” realizará a exposição coletiva “Santos, Reis, a folia vem cantando e trazendo alegria” até o dia 16º de janeiro. A abertura da exposição acontecerá nesta sexta-feira (27/11).

A exposição, conta uma linda história de natal através das obras de mais de 100 artistas, que trazem como tema o nascimento de Jesus, as ilustres visitas que ele recebeu dos três Reis Magos, Baltasar, Gaspar e Melchior, que trouxeram de presente para o recém nascido: ouro, mirra e incenso. A exposição faz parte da programação do Luzes de Natal de Socorro, projeto natalino considerado um dos mais belos do Brasil.

Para contar esta história de maneira lúdica, colorida e poética, a curadora da exposição Rô Politano propõe aos artistas que se tornem brincantes de uma Folia de Reis para compor suas obras. A folia de Reis é uma manifestação católica, cultural e festiva que se caracteriza por celebrar a adoração dos Magos ao nascimento de Jesus Cristo. A denominação fala dos festejos entre o Natal e o Dia de Reis que é comemorado dia 6 de janeiro, e diz respeito tanto ao cortejo de pedintes, cantando versos religiosos ou humorísticos, como o auto sacro, com motivos sagrados, refere-se sempre aos ranchos, ternos grupos que festejam o Natal e Reis, o reisado pode ser apenas a cantoria como também possuir enredo ou série de pequeninos atos encadeados ou não.

Em grande destaque no Projeto Cor-Ação, está o Sarau Cultural na Roça que está em sua 6ª edição e tem como proposta resgatar e valorizar as tradições, neste sentido já vem colhendo frutos de grande expressão como a formação do Grupo de Folia “Santos Reis do Livramento” que se fortalece a cada ano levando fé, alegria e tradição em seus cortejos. Esta exposição está sendo preparada também para homenagear este grupo de manifestação popular que, enfrentando os desafios da globalização em pleno século 21, se fortalece em nome da nossa cultura, incentivando a preservação da cultura popular brasileira de forma que as futuras gerações sintam-se herdeiras, e também veladoras deste precioso tesouro que são nossas tradições.