Nota oficial: atualização sobre emergência causada pelas chuvas em Socorro/SP (05/01/2023)

Na segunda-feira (02/01), foi registrada, na Estação Ciiagro instalada no Parque da Cidade, uma precipitação de 137mm, o maior volume registrado em um dia na cidade em 23 anos. Foram identificados 16 pontos de alagamento e 10 de desmoronamento.

As equipes da Prefeitura estão mobilizadas em várias frentes, para acolher as famílias afetadas pela enchente, liberar estradas e restabelecer a normalidade no município. Não foram registrados desaparecidos, feridos ou vítimas fatais em decorrência das inundações ou desmoronamentos. No presente momento, não há mais pontos de alagamento.

Na terça-feira, foi decretada Situação de Emergência, autorizando a mobilização dos órgãos municipais para atuarem nas ações de resposta ao ocorrido e na reconstrução das áreas afetadas. As equipes da Prefeitura, Defesa Civil Municipal, Estadual e Instituto IPA continuam com as vistorias em pontes e áreas de deslizamento. Já foram efetuadas mais de 30 vistorias.

Na quarta-feira, foi construída uma ponte provisória nos Cubas e a Secretaria de Serviços continua com as ações para viabilizar a liberação de outras estradas. Hoje, foi iniciada a construção de ponte provisória no bairro Lavras de Baixo.

Para atender às famílias afetadas pelas chuvas, a Secretaria de Cidadania realizou um mutirão de doações. Mais de 4 toneladas de alimentos foram distribuídas a mais de 200 famílias socorrenses, além kits de higiene, produtos de limpeza, colchões, cobertores, móveis, entre outros.

A partir de hoje, as famílias atingidas pela enchente que precisarem de ajuda devem entrar em contato com Elton, pelos números do CRAS/CREAS: (19) 3895-5503 e (19) 3855-2316; ou pelo WhatsApp (19) 7120-2406 (apenas por mensagem). As doações e apoio necessários serão feitos pela equipe da Secretaria.

As doações a serem distribuídas à população continuam sendo recebidas no Ginásio Esportes. No momento, os itens mais necessários são:

✅ Produtos de higiene pessoal
✅ Materiais de limpeza
✅ Alimentos não perecíveis

Para doar, entre em contato com a Secretaria de Cidadania, pelo telefone (19) 99782-3080.