Nota oficial: atualização sobre emergência causada pelas chuvas em Socorro/SP (06/01/2023)

Na segunda-feira (02/01), foi registrada, na Estação Ciiagro instalada no Parque da Cidade, uma precipitação de 137mm, o maior volume registrado em um dia na cidade em 23 anos. Foram identificados 16 pontos de alagamento e 10 de desmoronamento.

As equipes da Prefeitura estão mobilizadas em várias frentes, para acolher as famílias afetadas pela enchente, liberar estradas e restabelecer a normalidade no município. Não foram registrados desaparecidos, feridos ou vítimas fatais em decorrência das inundações ou desmoronamentos. No presente momento, não há mais pontos de alagamento.

Na terça-feira, foi decretada Situação de Emergência, autorizando a mobilização dos órgãos municipais para atuarem nas ações de resposta ao ocorrido e na reconstrução das áreas afetadas. As equipes da Prefeitura, Defesa Civil Municipal, Estadual e Instituto IPA continuam com as vistorias em pontes e áreas de deslizamento. Já foram efetuadas mais de 50 vistorias.

Nessa semana, foram construídas duas pontes provisórias, uma no bairro dos Cubas e outra nas Lavras de Baixo.

Para atender às famílias afetadas pelas chuvas, a Secretaria de Cidadania realizou um mutirão de doações. Mais de 450 pessoas foram atendidas no Ginásio de Esportes e receberam alimentos, kits de higiene, produtos de limpeza, colchões, cobertores, móveis, entre outros. Ao todo, mais de 4,5 toneladas de alimentos já foram distribuídos. As assistentes sociais da Secretaria visitaram 62 famílias cujas casas foram atingidas pelas chuvas.

As famílias atingidas pela enchente que precisarem de ajuda devem entrar em contato, de segunda a sexta-feira, com Elton, pelos números do CRAS/CREAS: (19) 3895-5503 e (19) 3855-2316; ou pelo WhatsApp (19) 7120-2406 (apenas por mensagem). As doações e apoio necessários serão feitos pela equipe da Secretaria

Excepcionalmente neste sábado (07/01), o Ginásio de Esportes “Nego Bonetti” ficará aberto, das 09h às 17h, para recebimento de doações e atendimento às famílias afetadas pelas enchentes.

⛔ Não é necessária a doação de roupas e calçados! Felizmente, a demanda para esses itens já foi suprida. ⛔

Os itens mais necessários são:
✅ produtos de higiene pessoal: absorvente, escova de dentes, shampoo, condicionador, fraldas infantis e fraldas geriátricas;
✅ produtos e materiais de limpeza: bombril, sabão em pedra, vassouras, rodos, panos de chão, baldes e prendedores de roupas;
✅ itens de cozinha: potes plásticos, copos, panelas, gás, pratos, garfos e garrafas térmicas;
✅ alimentos: achocolatado, leite em pó, sal, arroz, feijão, café, óleo, açúcar, bolacha e molho de tomate;
✅ mobiliário: camas, cômodas, sofás e geladeiras.