Nota oficial: atualização sobre emergência causada pelas chuvas em Socorro/SP (11/01/2023)

Na segunda-feira (02/01), foi registrada, na Estação Ciiagro instalada no Parque da Cidade, uma precipitação de 137 mm, o maior volume registrado em um dia na cidade em 23 anos. Ao todo, entre os dias 02 e 11 de janeiro, houve 232,4 mm de chuva.  Não foram registrados desaparecidos, feridos ou vítimas fatais em decorrência das inundações ou desmoronamentos e não há mais pontos de alagamento.

Na última semana, foi decretada Situação de Emergência, autorizando a mobilização dos órgãos municipais para atuarem nas ações de resposta ao ocorrido e na reconstrução das áreas afetadas. O ato continua em vigor e já foi reconhecido nas esferas estadual e federal.

O prefeito, Ricardo Lopes, e o vice-prefeito, Henrique Cezar, estiveram em São Paulo em duas ocasiões: na última sexta-feira, na Secretaria de Governo, no intuito de buscar recursos para a infraestrutura da cidade; e na tarde de segunda-feira (09/01), no Palácio dos Bandeirantes, em reunião com a equipe da Defesa Civil Estadual, coordenada pela Major Cláudia, visando discutir projetos de obras emergenciais em Socorro.

Os esforços da Prefeitura de Socorro continuam em várias frentes: no acolhimento às famílias afetadas pela enchente, na liberação de estradas e no restabelecimento à normalidade no município.

Os acessos ao bairro dos Cubas e às Lavras de Baixo foram retomados por meio da construção de uma ponte provisória em cada um dos locais. A ponte do Belizário foi liberada nessa quarta-feira (11/01). As equipes da Prefeitura, Defesa Civil Municipal, Estadual e Instituto IPA seguem vistoriando áreas de risco. Já foram efetuadas mais de 70 vistorias.

Para atender às famílias afetadas pelas chuvas, a Secretaria de Cidadania realizou um mutirão de doações. Mais de 450 pessoas foram atendidas no Ginásio de Esportes e receberam alimentos, kits de higiene, produtos de limpeza, colchões, cobertores, móveis, entre outros. Ao todo, mais de 4,5 toneladas de alimentos foram distribuídos. As assistentes sociais da Secretaria visitaram 110 famílias cujas casas foram atingidas pelas chuvas.

Para dar prosseguimento ao mapeamento e destinação das doações recebidas, foi criada uma comissão, formada por representantes da Prefeitura (Assistência Social — CRAS/CREAS, Cidadania, Comunicação, Gabinete e Saúde), Fundo Social de Solidariedade e Associação Comercial e Empresarial — ACE Socorro.

As famílias atingidas pela enchente que precisarem de ajuda devem entrar em contato, de segunda a sexta-feira, com Elton, pelos números do CRAS/CREAS: (19) 3895–5503 e (19) 3855–2316; ou pelo WhatsApp (19) 7120–2406 (apenas por mensagem). As doações e apoio necessários serão feitos pela equipe da Secretaria.