Nota oficial: atualização sobre emergência causada pelas chuvas em Socorro/SP (18/01/2023)

Após as chuvas do dia 2 de janeiro, que somaram 137 mm em apenas um dia, a Prefeitura de Socorro iniciou uma série de medidas estratégicas e de atendimento à população para recuperação da cidade. Foi iniciado um longo trabalho de desobstrução e limpeza de vias. A Defesa Civil Municipal, contudo, prossegue no monitoramento de áreas de risco.

A Secretaria de Cidadania atende as famílias atingidas, de segunda a sexta-feira, pelos contatos do CRAS/CREAS: (19) 3895–5503 e (19) 3855–2316; ou pelo WhatsApp (19) 7120–2406 (apenas por mensagem).

O mapeamento e destinação das doações são feitos por comissão formada por representantes da Prefeitura (Assistência Social — CRAS/CREAS, Cidadania, Comunicação, Gabinete e Saúde), Fundo Social de Solidariedade e Associação Comercial e Empresarial — ACE Socorro.

A doação de roupas aos afetados pela enchente continua de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 19h, à Rua José Ângelo Calafiori, n.º 72, Centro (em frente ao Cedena).

Para gerir a estratégia de reconstrução da infraestrutura atingida na cidade, o prefeito, Ricardo Lopes, e o vice-prefeito, Henrique Cezar, se deslocaram à Secretaria de Governo do Estado e ao Palácio dos Bandeirantes para discutir projetos de obras emergenciais em Socorro.

O prefeito também esteve com o governador, Tarcísio de Freitas, com o secretário de Governo e Relações Institucionais do Governo Estadual, Gilberto Kassab e com o Secretário-Chefe da Casa Militar, Cel. Henguel Pereira. O Governo Estadual já sinalizou a liberação de recursos para recuperação de infraestrutura afetada por esses incidentes.