Oficinas de escultura coletiva a partir da ressignificação de materiais reciclados com o tema Socorro cidade do bem viver, a primeira CittaSlow do Brasil!

A Secretaria Municipal de Turismo com uma iniciativa a partir do uso de materiais, que seriam descartados, está realizando um projeto de oficinas gratuitas de esculturas coletivas, na Biblioteca Municipal, onde mais de 200 caixinhas de papelão são transformadas em obras de arte em homenagem à Socorro, primeira CittaSlow do Brasil, ao lado de 281 municípios dos cinco continentes.

“A cidade faz parte agora de uma rede internacional de cidades, que propõem a desaceleração, de forma que as pessoas diminuam a velocidade com que fazem tudo, e aproveitem melhor cada momento”- secretária de Turismo, Ana Paula Monteiro.

As oficinas iniciaram nesta terça-feira (28.06) com uma importante participação, compreendendo alunos da rede educacional de Socorro, da Escola José Franco Craveiro, que participaram do processo criativo.

‘’Convidamos a todos para participar da segunda etapa das oficinas, que é aberta ao público em geral, na sexta-feira dia 8 de julho entre 18h e 20h, também na Biblioteca Municipal. As inscrições podem ser feitas pelo whatsApp:  (19) 97111-0889 , para maiores informações ligar no 3895 -8005’’ – convida a secretária de Turismo.

As oficinas são ministradas por Marinilda Boulay,  artista, pesquisadora e presidente do ITC, Instituto Totem Cultural, associação da nossa cidade, que desde 2008 busca desenvolver ações em torno da arte, da cultura, e da proteção do meio ambiente.

‘’Nas oficinas caixas de papelão, dos mais diversos tipos e tamanhos, foram recicladas e  tratadas como suporte para a criação artística, elas são os relicários onde guardamos e protegemos os tesouros da nossa cidade como seu ritmo onde é bom viver, sua fauna e flora; suas tradições e sua diversidade cultural, alguns dos elementos que fazem com que Socorro tenha sido escolhida para ser a primeira Cittaslow do Brasil.’’ – comenta Marinilda.

A instalação “Relicários” com as esculturas coletivas realizadas nessas oficinas pode ser vista na Biblioteca Municipal.

Mostra coletiva “Relicários”, com entrada gratuita ocorrerá na Biblioteca de Socorro “Profa. Esther de Camargo Toledo Teixeira” Rua Campos Sales, 177 – Centro – Aberto de Segunda a Sexta   8h30 às 17h30.

Para mais informações entre em contato através do telefone:  (19) 3895-4252