Plano Nacional foi debatido em etapa municipal da Conferência de Educação

A Secretaria de Educação da Prefeitura de Socorro realizou, na quarta-feira (18), a Conferência Nacional Extraordinária de Educação – CONAEE 2023 – Etapa Municipal/Socorro-SP. Espaço democrático, a conferência permite que toda a sociedade participe do desenvolvimento da Educação Nacional.

O tema foi: PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (2024-2034): política de estado para a garantia da educação como direito humano, com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável.

Estiveram presentes autoridades, como o prefeito Ricardo Lopes, representantes da sociedade civil e conselhos municipais. O evento contou com apresentação cultural dos alunos do Projeto de Musicalização da Escola CMEI Profª Tarsila Picarelli Marcolino; além de palestra sobre novos mecanismos de financiamento da educação, ministrada pelo Prof. Dr. Rogério Carvalho e por Ana Paula Pazin.

A Secretária de Educação, Daniele Ferreira Torres Silotto, destaca que “o principal objetivo da conferência é mobilizar a sociedade civil e política para a garantia da educação como direito de todas as pessoas, com o intuito de oferecer contribuições à construção do novo Plano Nacional de Educação – PNE para o decênio 2024-2034”.

As plenárias de discussão colocaram em votação contribuições feitas por professores e gestores nas pré-conferências. A próxima etapa, nos dias 28 e 29 de outubro, discutirá regionalmente as propostas validadas. Socorro será representada por cinco delegados: Patrícia Oliani (representante da Secretaria de Educação), Regina Célia Mazolini Carneiro (representante de gestores), Ana Valéria Formaggio (representante de funcionários), Rute Cisman (representante do Conselho Municipal de Educação) e Giancarlo Gordim de Abrantes Sorvillo Vieira (representante dos pais).